Notícias

HU da UFPI anuncia criação de Centro de Reabilitação

O centro é mais um passo para o desenvolvimento assistencial e de pesquisa na unidade de saúde.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início às tratativas administrativas e à organização estrutural para a criação de um Centro de Reabilitação, que será gerenciado pela Unidade Multiprofissional. O HU-UFPI já possui um serviço de reabilitação, mas o novo vem como um projeto de extensão da UFPI que, além de ampliar a oferta, terá um local específico de funcionamento, próximo ao Centro Cirúrgico, no térreo.

O superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista, ressaltou que este Centro é mais um passo para o desenvolvimento assistencial e de pesquisa no Hospital. “É mais um serviço que estamos ofertando para melhorar a recuperação funcional dos pacientes aqui no estado do Piauí”, destacou o gestor. O Centro de Reabilitação terá como característica o trabalho multidisciplinar.

Os pacientes receberão, então, atendimentos com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, além de acompanhamento com a equipe médica. O esforço em proporcionar tratamentos qualificados com a união de diferentes áreas, comentou o chefe da Unidade Multiprofissional, José Felipe Vieira, é empenhado constantemente no HU-UFPI:

“A Unidade Multiprofissional estabelece esse contato entre os diversos elos do Hospital, tentando unificar e padronizar as nossas ações com o propósito de tornar mais assistenciais as nossas atividades para os pacientes”.

O piloto do projeto de extensão terá como público-alvo os pacientes da Cardiologia, da Ortopedia e da Oncologia. Com o anúncio, o espaço onde funcionará o Centro de Reabilitação está passando por uma reorganização de equipamentos e mobiliário e tem previsão para início do funcionamento em outubro, após a fase de habilitação. O professor do Departamento de Biofísica da UFPI e coordenador do projeto, Marcos Santos, reforçou que este será um lugar dedicado ao “ensino, pesquisa, extensão e inovação para melhorarmos o serviço que já é de excelência”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo