Ciro critica após mais de 90 mil vacinados no Piauí contra Covid
Ciro Nogueira foi ao Twitter mais uma vez para espalhar Fake News e culpar o Estado por não vacinar idosos de 75 anos. Logística é dos municípios e não da Sesapi
O senador Ciro Nogueira, investigado pela Polícia Federal, foi ao Twitter neste sábado (06), para mais uma vez espalhar Fake News em relação ao processo de vacinação contra o novo coronavírus, no Piauí.
Assim como o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), Ciro, que não atuou nesta pandemia em busca de viabilizar vacinas para os piauienses, criticou o governador Wellington Dias (PT), por, segundo ele, não ter vacinado ainda os idosos na faixa etária de 75 anos no Estado.
“Depois de fingir que estava resolvendo as demandas de vacinação em todo o país, o governador Wellington Dias mostra que fez muito pouco ou quase nada pela imunização em nosso Estado”, disse o senador alvo da PF.
Leia mais: Ciro Nogueira se apropria de atuação da Sesapi sobre UTI
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), até este sábado (06), 90.309 piauienses já foram imunizados, sendo que deste total, 25.468 receberam as duas doses.
“Nada justifica que, enquanto em outras unidades da federação já se estejam vacinando idosos na faixa de 75 anos, no Piauí, homens e mulheres com mais de 80 anos sejam submetidos ao vexame de filas gigantescas, com sofrimento e risco de contágio”, completou o senador.
Leia ainda: Ciro Nogueira implorou ao Cade para arquivar investigação contra refinarias sonegadoras de impostos
Aliado do esquema contra vacinação do presidente Bolsonaro, Ciro demonstra não ter qualquer conhecimento sobre o processo de vacinação no Brasil e no Piauí.
O calendário de vacinação é determinado pelo Governo Federal, assim como a quantidade de vacinas que são destinadas para cada Estado. Além disso, ao chegarem nos estados, as secretarias estaduais somente realizaram a distribuição, cabendo a cada município determinar a logística de aplicação das vacinas. Ou seja, em relação ao Piauí, a aplicação de vacinas não depende e nem é feita pela Sesapi.
‘Ciro Nogueira é ignorante ou doído’
Ciro Nogueira joga para a plateia e busca politizar qualquer assunto afim de rivalizar com o grupo comandado por Wellington Dias. Como senador, influente junto ao presidente da República, Ciro deveria atuar para viabilizar mais doses do imunizante, e não somente concordar com a política do quanto pior melhor, praticada pelo Governo Federal.
Leia também: Indicada de Ciro no Governo Bolsonaro é alvo de operação por superfaturar testes da Covid-19
“Ciro Nogueira ou é ignorante ou se faz de doído. O Estado é responsável pela distribuição da vacina, mas a aplicação fica a cargo dos municípios. Quando chega vacina, o Estado distribui para todos os municípios em 48h. A aplicação é feita pelas secretarias de saúde municipais. O Ciro tenta politizar tudo pra ver se chama a atenção, mas em um ano de pandemia não fez nada pra acabar com essa doença no Estado”, criticou um internauta em uma rede social.
Bolsonaro não quis comprar vacinas
A farmacêutica Pfizer diz ter realizado uma série de tratativas com o governo brasileiro para fornecimento de sua vacina contra a Covid-19. Em 7 de janeiro, a companhia divulgou um comunicado no qual diz ter oferecido, em agosto de 2020, a primeira proposta para aquisição de imunizantes pelo governo brasileiro. Pela proposta, segundo a Pfizer, a entrega das primeiras doses seria em dezembro. Ao todo, seriam 70 milhões de doses, mas o Governo Bolsonaro recusou a proposta.