Notícias

Coren-PI faz interdição ética em UBS na zona rural de Teresina

A interdição se restringe apenas aos profissionais de Enfermagem da unidade.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a interdição ética dos serviços de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural, em Teresina.

Conforme o Coren-PI, a equipe constatou a insegurança técnica e risco à integridade física dos profissionais e pacientes. Não há um prazo para a desinterdição do local.

Com a interdição ética, os profissionais de Enfermagem que trabalham na unidade ficam proibidos de executar as atividades até que as irregularidades apontadas na vistoria sejam sanadas.

Os conselheiros citam, por exemplo, que na sala de atendimento de Enfermagem existe um uma parede energizada, com riscos de choque elétrico.

“Nós constatamos que em algumas salas as paredes estavam energizadas, motivo pelo qual até foi suspenso o atendimento relacionado à saúde da mulher, de prevenção do câncer, do colo uterino”, disse o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas.

Foto: Reprodução

Devido à precaridade da estrutura, segundo o Coren-PI, a população está privada do serviço de prevenção contra o câncer de colo de útero há mais de um ano.

A equipe do Coren-PI também constatou a falta de medicamentos e de bebedouros insalubres. Essa interdição se restringe apenas aos profissionais de Enfermagem.

De acordo com o presidente do Coren-PI, os exames laboratoriais também não eram mais realizados, pois a estrutura apresentava mofo e infiltrações, que prejudicavam o trabalho dos enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Foto: Reprodução

NOTA FMS

A reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece “que os ajustes na Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural estão em andamento e em breve serão concluídos”.

O Coren-PI explica que a Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem obedece à Resolução Cofen nº 565/2017: “o procedimento consiste na suspensão parcial ou total dos serviços de enfermagem de uma unidade”.

“É uma medida extrema, adotada quando não há condições mínimas de atendimento e trabalho, trazendo grave risco para a população e para os profissionais”, acrescenta.

Fonte: Clube News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo