Novas remessas da vacina contra a dengue devem chegar ao Piauí somente em 2025
A cidade de Bom Jesus, no Sul do estado, foi o município com mais casos de morte pela doença, totalizando sete.
O Ministério da Saúde deve encaminhar ao Piauí uma nova remessa de vacinas contra a dengue somente em 2025. O prazo foi confirmado pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.
O Piauí registrou 21 mortes por dengue no ano de 2024. O último óbito, um homem de 30 anos, foi confirmado no dia 16 de junho, em São João do Piauí. A cidade de Bom Jesus, no Sul do estado, foi o município com mais casos de morte pela doença, totalizando sete.
A aquisição do imunizante é feita pelo Governo Federal e a logística de distribuição, pelo Ministério da Saúde. Para tentar barrar o surto de dengue no país, o Brasil adquiriu todas as doses da vacina com a única fabricante no mundo.
“Lutamos muito para que o Ministério da Saúde conseguisse adquirir a vacina. O problema é que só tem um fabricante no mundo e o estoque que ele fabricou não era o suficiente para atender todo mundo. Chegou uma pequena parte”, disse.
Em abril, 21 mil doses da vacina Qdenga foram destinadas ao Piauí, para aplicação em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A vacina possui duas doses, com intervalo de 90 dias. O imunizante demora 3 meses para fazer efeito. Segundo o secretário, a intenção é aplicar a vacina antes do início do período chuvoso para evitar um novo surto.
“Não adianta tomar vacina no dia do surto. Temos que prever o que vai acontecer, para todos tomarem a vacina antes e nós não termos problemas no futuro”, concluiu.
Fonte: Clube News