Alepi retoma atividades com possibilidade de sessões virtuais
A mudança foi apresentada na sessão plenária desta segunda-feira (5).
Em virtude da proximidade das Eleições 2024, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai adotar um sistema de votação híbrida por meio de um aplicativo de celular. A mudança foi apresentada na sessão plenária desta segunda-feira (5), que marcou o retorno das atividades.
Por meio do sistema, os parlamentares poderão acompanhar as votações e apresentarem pareces quanto às propostas em análise.
Será a segunda vez que a Alepi utiliza o sistema de votações virtuais. A primeira aconteceu em 2020, com o início do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.
O líder do Governo na Alepi, deputado Vinícius Nascimento (PT), disse que o objetivo será garantir o quórum necessário para a votação dos textos no período eleitoral. Nesse tempo, os deputados poderão visitar suas bases no interior.
“As votações vão funcionar em alguns casos, como essa (das eleições) em que a gente tem que estar em nossas bases no interior. Além disso, em algumas votações específicas, fazer a votação à distância, que é uma situação regulamentada”, afirmou.
Regulamentação
Atualmente, a Constituição Federal permite aos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal de realizarem sessões na modalidade híbrida.
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), disse que a Mesa Diretora vai se reunir, na quarta-feira (7), para deliberar sobre as mudanças no regimento interno.
“As votações que acontecem de forma remota no Congresso Nacional vão acontecer aqui em uma qualidade igual, ou melhor. Nós já fizemos os testes, vamos cadastrar os deputados para poderem participar por meio do celular”, explicou.
Fonte: Clube News