Política

Rafael assina 13 ordens de serviço para Teresina e Parnaíba

As obras incluem calçamento, reforma de centro comunitário, urbanização de área verde, além de reformas e implantação de mercados.

O governador Rafael Fonteles assinou, nessa sexta-feira (9), 13 ordens de serviço de obras do Orçamento Participativo Digital (OPA) que vão beneficiar Teresina, e uma obra em Parnaíba. Ao todo, estão sendo investidos R$8,5 milhões em obras que serão executadas pelas Secretarias da Cultura (Secult) e das Cidades (Secid).

As obras incluem calçamento, praça, reforma de centro comunitário, urbanização de área verde, implantação de videoteca, além de reformas e implantação de mercados, centros comunitários, polos de artesanato e bibliotecas. Os benefícios estão distribuídos em todas as zonas da cidade. Em Parnaíba, será realizado o calçamento de 1.200 metros quadrados na zona rural. A expectativa é que as obras da Secid estejam prontas até novembro, já as da Secult em até 90 dias.

Segundo o governador, são mais 13 obras, totalizando 73 de 88. As outras 15 ainda estão em processo de licitação. Em Teresina, as obras são realizadas nos bairros Aroeiras, Santa Maria da Codipi, Mafrense, Renascença, Todos os Santos, Socopo, Vila Bandeirantes, Santa Maria, Risoleta Neves, Irmã Dulce e Esplanada.

“Estamos cumprindo o que nós comprometemos: 85% de todo o orçamento já em plena execução ou inaugurado. Foi votado em agosto do ano passado, virou lei orçamentária em dezembro e obra neste ano. Já estamos preparando os projetos de licitação das obras escolhidas neste ano para serem realizados no próximo”, considera.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, disse que a obra mais votada em 2023 teve 1569 votos. “É uma biblioteca comunitária na Vila Irmã Dulce. Foi demandada em primeiro lugar e é muito importante. Tem uma simbologia muito grande para a cidade e para aquela região”, disse.

O Orçamento Participativo Digital (OPA) é um instrumento que permite à população participar da elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí. Através do programa, os cidadãos podem indicar diretamente como desejam que parte dos recursos públicos sejam investidos em seus municípios.

Durante o processo, qualquer cidadão com mais de 16 anos e CPF pode participar da etapa de votação popular.

Fonte: Portal A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo