Menino que viralizou treinando salto com vara no quintal de casa tem viagem marcada para conhecer medalhista olímpico
Adolescente de Curralinhos, no Piauí, tem sonho de se tornar atleta profissional e pratica até no quintal de casa. Após repercussão nas redes sociais, Thiago Braz, medalha de ouro na modalidade nas Olimpíadas do Rio 2016, o convidou para um treinamento em São Paulo.
O adolescente Moisés da Silva Morais, de 13 anos, que viralizou com vídeos praticando salto com vara com equipamentos improvisados, está com a viagem marcada para conhecer o medalhista olímpico no salto com Vara Thiago Braz, em São Paulo (saiba mais abaixo). O jovem é morador de Curralinhos, interior do Piauí.
A viagem está marcada para o próximo sábado (17). Moisés vai viajar para São Paulo para conhecer Thiago Braz, medalhista de ouro no salto com vara nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e deve passar quatro dias treinando com o campeão.
“Ele vai para ver o Centro de Treinamento, para pegar uma base com o Thiago. Ele se manifestou nas redes sociais, entrou em contato com o professor Jorginho, e disse que a estadia lá é com ele”, comentou o professor Cícero, um dos incentivadores do menino.
Ainda segundo o professor, as passagens para a visita devem ser custeadas pela Prefeitura de Curralinhos, enquanto o atleta vai cuidar da estadia do adolescente e do treinador Jorginho, que o acompanhará.
Nas redes sociais, o medalhista olímpico compartilhou um vídeo com as cenas de Moisés treinando em casa, e escreveu que pretende ajudá-lo dentro de seus programas de treinamento. “Juntos iremos construir um Brasil melhor e futuros campeões certamente”, escreveu.
Reunião com governador
Nesta segunda-feira (12) Moisés se reuniu com o governador Rafael Fonteles. O menino esteve no Palácio de Karnak, acompanhado pelos pais, e contou que o governador prometeu providenciar equipamentos e um lugar apropriado para treinar atletismo.
Segundo Cícero Clécio, um dos professores que fazem parte de um projeto da Prefeitura de Curralinhos para incentivar o atletismo entre os jovens da cidade, o governador disse que doaria equipamentos para outras modalidades, além do salto com vara.
“É uma oportunidade para ele e para os demais da comunidade. A gente não vai tratar só do salto com vara: vamos tratar do lançamento de dardo, do martelo, corrida… Não solicitamos material só para a modalidade dele específica. Para outras modalidades também”, disse.
Incentivo para estudantes
Segundo Cícero, o treinamento de Moisés começou ainda em 2023, para os Jogos Escolares Piauienses, quando o projeto de atletismo começou. Os professores ofereceram aulas de salto com vara, salto em distância, lançamento de dardo e martelo aos estudantes da rede pública.
Em 2023, os estudantes de Curralinhos conquistaram 12 medalhas no atletismo, na competição que aconteceu em Água Branca. Moisés ficou na quarta posição na modalidade salto com vara. Em 2024, entretanto, o projeto perdeu alguns estudantes.
“Nesse ano tivemos baixas de muitos alunos. Muitos não se interessaram em continuar, mas a gente manteve o projeto. Esse ano, ele disse que queria continuar treinando. Eu disse ‘pois treina, porque depende muito de ti também'”, comentou Cícero.
Vara de madeira no quintal de casa
O adolescente Moisés da Silva Morais, de 13 anos, viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo em que treina salto com uma vara de madeira e uma habilidade que arrancou milhares de elogios e compartilhamentos.
Apenas em uma plataforma, a gravação do jovem acumula mais de 2,5 milhões de visualizações. O vídeo foi feito pelo treinador de Moisés, Jozimar Venção, que o acompanha desde fevereiro de 2023, quando o apresentou a um esporte que ele nunca havia praticado.
Além dos treinos supervisionados pelo profissional de Educação Física, que leva uma vara oficial, o garoto também conta com a ajuda da família para treinar. O pai de Moisés confeccionou uma vara de madeira pitiá e forneceu um elástico e uma espécie de bambu chamada taboca.
“Eu treino com os garotos do nosso projeto das 7h às 9h. Depois disso, ele continua a praticar no quintal de casa. A estrutura é praticamente a mesma: cava-se um buraco no chão para enfiar a estaca e amarra-se o elástico nela e em um arame. Ele aquece, fortalece a musculatura e já consegue saltar até 2,5 metros”, aponta o professor.
Embora improvisados, os materiais com que Moisés pratica em casa são resistentes e permitem a realização dos treinos. Os exercícios físicos propostos pelo treinador visam melhorar seu condicionamento físico e evitar que se machuque, principalmente nas quedas durante os saltos.
O professor garante que o vídeo não foi feito na intenção de viralizar, mas para acompanhar o desempenho do garoto e incentivar outros jovens a praticarem esporte.
“Os jovens que treinam com ele estão impressionados. A força de vontade do Moisés é quatro, cinco vezes maior que ele. Quem pratica esporte foge de problemas como depressão e outros aspectos negativos. É isso que queremos incentivar e esperamos contar com esses apoios”, comentou o professor Jozimar.
Fonte: G1 Piauí