Vereadores mantêm veto sobre PL que proíbe uso de carroças
Dentre os 12 parlamentares presentes na votação, apenas oito se manifestaram pela derrubada da decisão.
A Câmara Municipal de Teresina (CMT) manteve, nesta terça-feira (13), o veto do prefeito Dr. Pessoa (PRD) sobre o Projeto de Lei (PL), que proíbe a circulação de carroças na capital. Dentre os 12 parlamentares presentes na votação, apenas oito se manifestaram pela derrubada da decisão, mas não atingiram o quórum mínimo necessário de 15 votos.
O projeto dispõe sobre a criação de um programa de redução gradativa dos veículos de tração animal e foi aprovado, no dia 4 de junho, com 22 votos favoráveis e três contrários. O prefeito Dr. Pessoa vetou o texto, no mês de julho, alegando inconstitucionalidade.
A autora da matéria, a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), criticou a postura dos parlamentares e disse que a manutenção do veto vai favorecer a ocorrência de casos de maus tratos aos animais.
“Triste, mas eu já sabia o que aconteceria. Eu escutei nos bastidores que a Prefeitura já estaria se articulando para isso. As pessoas não estão visando o bem da cidade e nem dos animais. Estão visando a eleição, porque ninguém quer colocar o seu na reta e abaixam a cabeça para a Prefeitura”, criticou.
O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), referendou a decisão do parlamento, mas admitiu a necessidade de revisão quanto ao uso de animais como transporte. Para o presidente, o Município deve implementar uma nova estratégia para garantir segurança aos animais e aos trabalhadores.
“Eu acredito que a gente vive em uma sociedade bastante evoluída. Eu acho que já dá para acabar com esse tipo de transporte de tração animal, mas é lógico que você tem que fazer a proteção das pessoas que trabalham com esse transporte”, disse.
Votaram pela derrubada do veto os vereadores:
- Fernanda Gomes (Solidariedade);
- Deolindo Moura (PT);
- Elzuila Calisto (PT);
- Dudu Borges (PT);
- Levino de Jesus (PRD);
- Venâncio Cardoso (PT);
- Ismael Silva (Progressistas);
- Thanandra Sarapatinhas.
Fonte: Clube News