Notícias

Após ‘colapso’, governadores articulam lockdown nacional

Informação é do governador do Piauí, Wellington Dias, que comanda o grupo formado por governadores. Medidas devem ser anunciadas nos próximos dias

O governador Wellington Dias (PT), concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (10), e informou que os 26 estados e o Distrito Federal irão tomar medidas em conjunto para conterem a propagação do novo coronavírus.

De acordo com ele, o Brasil está em colapso e os governadores estão trabalhando para evitarem uma tragédia maior. A perspectiva é de que no mês de abril o país registre uma média de três mil mortes ao dia, caso nenhuma medida seja adotada até lá.

“Já estamos em colapso nacional e estamos trabalhando para evitar uma tragédia maior. Chegamos a uma situação em que sete das oito regiões de saúde (no Piauí) alcançamos o limite em relação a UTI e temos uma elevada ocupação de leitos clínicos. Estamos queimando o último cartucho em relação ao aumento de leitos clínicos e UTI”, disse.

Leia mais: Caos em Teresina: Oito hospitais estão com 100% das UTIs lotadas e Governo deve anunciar lockdown

Ainda de acordo com o governador, existe um “Pacto pela Vida”, adotado entre todos os governadores. Unidos, eles trabalham para conquistarem mais vacinas nas próximas semanas.

“Estamos perdendo a guerra para o coronavírus. O colapso da rede hospitalar nacional é uma realidade. O que vamos trabalhar agora é para evitar uma tragédia. Uma saída paliativa. É um fôlego, um oxigênio que precisamos. Os 27 estados e Distrito Federal adotaram medidas restritivas. Precisamos de medidas de âmbito nacional. Precisamos da solução definitiva, que é a vacinação”, finalizou.

A expectativa é de que seja anunciado um lockdown nacional nos próximos dias. O acordo está sendo costurado entre todos os governadores dos estados brasileiros.  

Participaram da coletiva os secretários de Saúde, Florentino Neto (PT) e de Governo, Osmar Júnior (PCdoB).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo