Rafael manda recado duro para afiliada da TV GLOBO no PI
O governador criticou a discrepância em pesquisas eleitorais e prevê cenário similar ao de 2022, onde dados iniciais não refletiram o resultado final das urnas.
O governador, Rafael Fonteles, utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (30), para destacar uma situação que ele considera preocupante e recorrente nas eleições, a divulgação de pesquisas eleitorais com discrepâncias significativas em relação aos resultados das urnas.
Rafael relembrou o cenário de 2022, quando uma pesquisa divulgada em agosto mostrava uma vantagem de 15% para o então candidato adversário, Silvio. No entanto, o resultado das urnas foi drasticamente diferente, com Fonteles vencendo a eleição com 16% de vantagem sobre Silvio, resultando em um “erro” de 31% na pesquisa.
Em 2024, uma situação similar parece estar se desenrolando. Ainda segundo Rafael, uma pesquisa recente apontou Fábio Novo com 9% das intenções de voto a menos do que Silvio. Considerando o mesmo “erro” de 31% observado em 2022. “ Fábio irá vencer a eleição com 22% de maioria”, disse o governador .
O governador também afirmou que é comum que as pesquisas comecem a se “ajustar” a partir de meados de setembro, como ocorreu em 2022, e acredita que o mesmo deve acontecer em 2024.
“Normalmente, as pesquisas começam a se ajustar em meados de setembro. Isso aconteceu em 2022. E deve acontecer também em 2024. Normalmente, o desespero aumenta e os ataques pessoais também. Os ataques ao Fábio tem aumentado muito. E devem aumentar mais ainda. Não funcionou em 2022. E também não vai funcionar em 2024. A história se repete”, concluiu Fonteles.
Fonte: Pin Piauí