Quaest: Silvio Mendes tem 43%; Fábio Novo aparece com 41%
A margem de erro é de três pontos para mais, ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A Quaest divulgou, neste sábado (5), o resultado da nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Teresina. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Na estimulada, quando o entrevistado tem acesso a uma lista com os nomes dos candidatos, Silvio Mendes (União Brasil) aparecia com 44% em setembro. Agora, o candidato tem 43% das intenções de voto. Com a margem de erro, o candidato tem entre 40% e 46%.
Fábio Novo tinha 40%, em setembro, e agora aparece com 41%. Com a margem de erro, o candidato pode ter entre 38% e 44%. Silvio Mendes e Fábio Novo estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Dr. Pessoa (PRD) tinha 4% das intenções de voto, em setembro, e agora aparece com 3%. Considerando a margem de erro, o candidato tem no máximo 6%.
Professor Tonny (Novo) aparecia com 1% e manteve o mesmo percentual. Com a margem de erro, o candidato tem no máximo 4%. Dentro da margem de erro, Dr. Pessoa e Professor Tonny estão tecnicamente empatados.
Os demais candidatos não pontuaram nas duas pesquisas. No cenário estimulado, indecisos eram 7% a pesquisa de setembro. Agora são 3%.
O percentual que votaria em branco, nulo ou não votaria cresceu de 4% para 9%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, Silvio Mendes (União Brasil) aparecia em setembro com 36%. Agora, mantém os 36%. Considerando a margem de erro, tem entre 33% e 39%.
Fábio Novo (PT) tinha 25% das menções espontâneas. Foi para 33%. Considerando a margem de erro, tem entre 30% e 36%. Silvio Mendes e Fábio Novo estão tecnicamente empatados em intenções de voto espontâneas.
Dr. Pessoa (PRD) tinha 2% em setembro e manteve o percentual. Com a margem de erro, estima-se que tenha até 5%. Professor Tonny (Novo) foi citado, mas não alcançou 1% das menções.
Os demais candidatos não foram citados. Em setembro,1% dos eleitores diziam espontaneamente que iriam votar em branco, nulo ou não pretendiam votar. Nesta pesquisa, foram 2%.
Cenário de Segundo Turno
No cenário de intenção de voto de segundo turno, quando o entrevistado é informado que, se nenhum candidato conseguir 50% mais 1 dos votos válidos, haverá segundo turno entre os dois candidatos mais votados, Silvio Mendes (União) e Fabio Novo (PT) seguem tecnicamente empatados.
Em setembro, Silvio Mendes aparecia com 49% e Fabio Novo com 44%. Agora, Silvio Mendes aparece com 48% e Fabio Novo com 43%. Eles estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
4% se diziam indecisos. Agora, foram 3%. Em setembro, 3% votariam nulo, em branco, ou não votariam. Agora, 6%.
Votos válidos
A Quaest também calculou os resultados em votos válidos, que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições. Para o cálculo, foram levadas em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade.
O candidato Fábio Novo (PT) tem, aproximadamente, 48% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem entre 45% e 51%.
Silvio Mendes (União Brasil) está tecnicamente empatado com Fábio Novo, com 47% dos votos válidos. Considerando a margem de erro, tem entre 44% e 50%.
Na sequência, Dr. Pessoa (PRD) aparece com 3%. Com a margem de erro tem entre 1% e 6%.
Professor Tonny (Novo) e Lourdes Melo (PCO) aparecem com 1%. Com a margem de erro, podem chegar a 4%. Os candidatos Dr. Pessoa, Professor Tonny e Lourdes Melo estão tecnicamente empatados.
Os demais candidatos não alcançaram 1% dos votos válidos.
Dados da pesquisa
A Quaest, contratada pela TV Clube, realizou 1.000 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-00950/2024.
Fonte: Clube News