Henrique Pires ressalta importância da OAB e chama população para se vacinar
Sobre a eleição na OAB, ele disse que o entusiasmo é tanto que até os advogados mais idosos fazem questão de comparecer, como foi o caso do seu pai, Magno Pires
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) ressaltou na Assembleia Legislativa a alegria de ter participado da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil para a escolha dos doze nomes que estão concorrendo a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí na vaga do quinto constitucional que cabe à Ordem. Mas, também fez questão de alertar para a importância da vacinação contra a Covid, pois muita gente não está indo tomar a segunda dose.
“Mais de 194 mil mil piauienses não tomaram a segunda dose. Ela é fundamental para a imunização. Conclamo a imprensa, não só a da Assembleia, mais a todos os órgãos para que façam um apelo para que essas pessoas se protejam, tanto as que tiveram a Covid como eu, como as que não tiveram”, apelou.
O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB) interviu no pronunciamento que está ansioso para chegar logo no Brasil um medicamento já testado nos Estados Unidos que combate o vírus. Segundo ele, esse novo produto está salvando vidas e todas as pessoas que já tomaram tiveram excelentes resultados, sem a ocorrência de nenhuma morte.
Sobre a eleição na OAB, ele disse que o entusiasmo é tanto que até os advogados mais idosos fazem questão de comparecer, como foi o caso do seu pai, Magno Pires, advogado aposentado da União, Reginaldo Pires Furtado, de 92 anos, e de tantos outros que não abrem mão do direito de escolher um candidato.
Ele disse que a eleição na OAB é a mais democrática possível, pois, inicialmente, os advogados escolhem doze nomes entre os que se dispuseram a disputar a vaga de desembargador que cabe à categoria.
Depois, o conselho da Ordem escolhe seis nomes dentre os doze apontados inicialmente e em seguida essa lista é encaminhada ao Tribunal de Justiça, onde os desembargadores escolhem três nomes. Essa lista tríplice é enviada ao governador, que, por fim escolherá o novo desembargador.
Para ele, a figura do advogado se faz importante porque tem representatividade em todos os órgãos da sociedade. “Se você vai ao Judiciário, tem o advogado. No Ministério Público, tem o advogado. Na Defensoria Pública, tem o advogado. No Tribunal do Trabalho, tem o advogado. Em todas as repartições tem o departamento jurídico e, consequentemente, o advogado está presente”, afirmou.
No próximo dia 25 será a reunião dos 40 membros do Conselho da OAB para a escolha dos seis advogados cujos nomes serão encaminhados ao Tribunal de Justiça. Ele disse que os ex-presidentes da Ordem, como Deusdete Nunes Sousa, pai do ex-ministro João Henrique Pires, mesmo com 99 anos deverá ir votar.