Chuvas no mês de outubro reduzem temperatura em até 4°C
Segundo a climatologista Sara Cardoso dois sistemas meteorológicos estão influenciando o clima no Piauí, trazendo umidade para o estado.
Uma mudança na temperatura surpreendeu os piauienses neste mês de outubro. A capital Teresina, conhecida pelo calor extremo, sofreu uma queda nas temperaturas, saindo da casa dos 39°C e 40°C para 34-36 °C no auge do B-R-O Bró.
O estado enfrenta agora chuvas intensas e rápidas, acompanhadas de ventos fortes, relâmpagos e trovoadas, com a possibilidade de chuvas de granizo, conforme explicou a climatologista Sara Cardoso.
Segundo Sara, dois sistemas meteorológicos estão influenciando o clima no Piauí, trazendo umidade para o estado.
“Um deles se formou no Oceano Atlântico, próximo ao litoral baiano, adentrou pela Bahia, repercutindo em chuvas desde o dia 14 de outubro. Também observamos aí a formação de um cavado, que é uma área de baixa pressão que atrai umidade” explicou.
As temperaturas, que chegaram a 43 graus nos últimos dias, encontraram umidade, o que gerou chuvas intensas e ventos que, em algumas regiões, ultrapassaram os 80 km/h.
A climatologista destacou ainda a necessidade de cuidado durante as tempestades, orientando a população a procurar um abrigo seguro, evitar árvores, postes e outdoors, e desligar aparelhos eletrônicos da tomada para evitar acidentes com raios.
Para os próximos dias, a previsão indica a continuidade das chuvas isoladas em Teresina até o dia 20 de outubro. No sudoeste do estado, municípios como Uruçuí, Floriano e São João do Piauí podem enfrentar os maiores volumes de chuva.
Fonte: Clube News