Alepi aprova audiência pública para debater pesquisas eleitorais
Segundo o deputado, houve uma discrepância entre os dados apresentados durante a campanha eleitoral e os resultados das eleições.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na terça-feira (22), o requerimento do deputado Henrique Pires (MDB) para a realização de uma audiência pública para debater a atuação dos institutos de pesquisa nas eleições municipais de 2024.
Segundo o deputado, houve uma discrepância entre os dados apresentados durante a campanha eleitoral e os resultados das eleições, especialmente no município de Canto do Buriti.
Em Canto do Buriti, as pesquisas eleitorais apontavam que o candidato Dr. Guilherme Oliveira (PT) estaria na frente ou empatado tecnicamente com o candidato a reeleição Dr. Felipe Alves (MDB). Contudo, o candidato Dr. Guilherme Oliveira ficou em 3º lugar no pleito, atrás da candidata Regiane do Marquinhos (PSD), sendo que o candidato Dr. Felipe Alves (MDB) teve quase o dobro de votos dos seus concorrentes, totalizando 6.096 votos, enquanto os demais obtiveram pouco mais de 3 mil votos cada.
“A situação merece apuração e esclarecimentos, haja vista que tais situações podem interferir nas disputas eleitorais das mais variadas formas”, afirma o deputado.
Ciro Nogueira quer punir institutos que realizem “pesquisas fraudulentas”
O senador piauiense Ciro Nogueira (PP), também apresentou um projeto de lei para punir institutos que realizem pesquisas eleitorais às vésperas do pleito, que tenham números divergentes dos resultados da votação além da sua margem de erro.
A justificativa do senador são os resultados da capital do Piauí, Teresina, onde os números das pesquisas foram muito diferentes do resultado oficial.
Fonte: Piauí Hoje