Sefaz anuncia medidas para equilíbrio fiscal no Piauí
O secretário Emílio Júnior afirmou que essas mudanças visam o equilíbrio fiscal sem comprometer recursos essenciais.
A Secretaria Estadual de Fazenda divulgou uma série de medidas para equilibrar as contas públicas, incluindo corte de gastos no custeio e uma redução de 15% nos salários dos servidores comissionados. A estimativa é que as despesas reprogramadas para os próximos dois meses alcancem R$ 117,45 milhões, segundo o secretário estadual de Fazenda, Emílio Júnior.
As ações foram anunciadas pela Comissão de Gestão Financeira e por Resultados (CGFR) e publicadas na última sexta-feira (1º/11) na Resolução Nº 004/2024. A revisão de gastos busca abrir espaço no orçamento para novas prioridades, alinhadas às metas de curto prazo do governo estadual. Entre as medidas adotadas estão a suspensão de despesas com manutenção predial, eventos e emissão de passagens aéreas.
O secretário Emílio Júnior afirmou que essas mudanças visam o equilíbrio fiscal sem comprometer recursos essenciais, realocando despesas não prioritárias de 2024 para 2025. Além disso, ele destacou que em 2025 será implementado um programa de revisão do gasto público, com análise criteriosa de despesas como locação de veículos, combustíveis e manutenção da frota. Também serão definidos tetos mensais para cada secretaria, com foco na eficiência e no controle fiscal.
Fonte: 180 graus