SSP lança aplicativo para agilizar abordagens policiais no Piauí
A Secretaria de Segurança apresentou as ferramentas Lupa App e Face PI para melhorar e modernizar a inteligência policial no estado.
A partir desta sexta-feira (8), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) disponibiliza o Lupa App, novo aplicativo que permitirá a todos os policiais do estado realizar consultas em tempo real de dados de pessoas, veículos e celulares roubados, mandados de prisão, entre outros registros. O objetivo é agilizar abordagens e garantir mais segurança no trabalho policial.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor de Inteligência da SSP-Pl, delegado Anchieta Nery, destacou que a plataforma será uma ferramenta essencial para os nove mil policiais atuantes em todo o estado. “O aplicativo coloca, na mão do policial de Cristalândia a Cajueiro da Praia, acesso direto a informações que antes exigiam contato com a base, acessar uma página da web, não era tão rápido.
Agora, o acesso será imediato, aumentando a agilidade e a assertividade nas abordagens”, afirmou o delegado.
Outro projeto da SSP-Pl em fase de testes é o Face Pl, um sistema de reconhecimento facial desenvolvido no próprio estado. Ele poderá ser usado em câmeras de reconhecimento para identificar criminosos. O programa será submetido, ainda, a testes para possíveis ajustes e análise do grau de assertividade. Após os testes, o Face Pl entrará em vigor.
“A fase em que estamos em relação ao Face Pl é a de estudos científicos sobre seu uso e seus limites. Contamos com um doutor que treinou o algoritmo na nossa base, utilizando rostos nordestinos, e o grau de assertividade está acima de soluções comerciais. Agora, nesta última etapa, o secretário Chico Lucas convidou pesquisadores da área de Direito para analisar o algoritmo, verificando se está adequado, em conformidade com a lei e apto para uso, respeitando a privacidade do cidadão piauiense,” explicou o delegado.
Segundo Nery, tanto o Lupa App quanto o Face Pl são resultados de um núcleo de pesquisa em segurança pública criado pela SSP-Pl, que reúne policiais, analistas de Tl da Etipi e pesquisadores das universidades públicas do Piauí.
“Quero agradecer a toda a equipe, o time de tecnologia que trabalhou no desenvolvimento dessa aplicação. Temos uma equipe forte, liderada pelo secretário Chico Lucas, que acreditou muito na produção de conhecimento no Piauí. Junto com o governador, ele criou um núcleo de altos estudos em segurança pública, reunindo policiais, analistas de TI da Etipi e pesquisadores com mestrado e doutorado das universidades públicas do Piauí. O resultado está começando a aparecer, e isso é uma produção própria do nosso estado,” finalizou o delegado.