Economia

Vendas no comércio do Piauí cresce 3% em setembro, terceiro maior índice do país

Já no acumulado do ano de 2024, as vendas do varejo piauienses cresceram 9,3%.

Tudo indica que as vendas natalinas no Piauí, esse ano, serão daquelas. Está previsto um grande movimento no comércio em geral e todo mundo ganhando presente de Papai Noel. O prenunciou dessa previsão veio do IBGE que, nesta terça-feira (12), anuncio que o volume de vendas do setor varejista cresceu 3% em setembro, frente agosto. Trata-se do melhor resultado do ano no Estado e seis vezes maior que a média nacional, que registrou alta de apenas 0,5%.

O resultado positivo volta a colocar o comércio piauiense no campo positivo na comparação entre meses imediatamente seguidos, uma vez que vinha crescendo menos de dois pontos por mês quando não recuando, como em junho. O índice do Piauí foi o maior do Nordeste e o terceiro do país, ficando atrás apenas do Amazonas e Espirito Santo. Já no acumulado do ano de 2024, as vendas do varejo piauienses cresceram 9,3%. 

Houve equilíbrio entre os setoriais. Artigos de uso pessoal e  cosméticos (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,6%) e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%) com altas. Já Móveis e Eletrodomésticos (-2,9%), Material para escritório, informática e comunicação (-1,8%), Vestuário e calçados (-1,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) queda.     

Na passagem de agosto para setembro de 2024, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista avançou 0,5%, com resultados positivos em 21 unidades da federação, com destaque para Espírito Santo (3,8%), Amazonas (3,3%) e Piauí (3,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (-3,9%), Tocantins (-3,9%) e Mato Grosso (-2,5%). Minas Gerais apresentou estabilidade.

Fonte: Conecta Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo