Saúde

FMS reorganiza distribuição da vacina contra a Covid-19 em nove postos de Teresina; saiba quais

Segundo a coordenadora de vacinação da pasta, Emanuelle Dias, a mudança aconteceu devido ao desabastecimento temporário do imunizante.

As doses da vacina contra a Covid-19 disponíveis no estoque da Fundação Municipal de Saúde (FMS) serão aplicadas, a partir desta quarta-feira (27), em nove postos de vacinação de Teresina (veja a lista abaixo), em uma reorganização promovida pela pasta.

Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, a reorganização aconteceu devido ao desabastecimento temporário do imunizante. Ela lembra que o município depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde. 

“Até o momento, não temos previsão de recebimento de novas doses, então optamos por concentrar nosso estoque em alguns pontos estratégicos”, afirma a coordenadora.

Confira a lista de postos de vacinação em Teresina:

Zona Leste

  • UBS Santa Isabel;
  • UBS Cidade Jardim;
  • Teresina Shopping (Estacionamento G3).

Zona Sul

  • UBS Parque Piauí;
  • UBS Cristo Rei.

Zona Sudeste

  • UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro;
  • UBS Todos os Santos.

Zona Norte

  • UBS Poti Velho;
  • UBS Santa Maria da Codipi.

O esquema atual de vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, prevê a aplicação de uma dose de reforço a cada seis meses para idosos (60 anos e mais), pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. 

Os outros grupos prioritários – pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional – devem tomar uma dose de reforço anual.

Já as pessoas entre cinco e 59 anos que não estão nos grupos prioritários não têm mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente. Para o Ministério da Saúde, elas são consideradas imunizadas contra a Covid com as duas doses do esquema primário. 

Calendário vacinal infantil

A vacina contra a Covid também passou a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que recebem três doses. 

“Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina anteriormente são consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente”, explica Emanuelle Dias.

No momento da vacinação, é necessário apresentar documentos como cartão de vacina, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1 Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo