Museu da Imagem e Som é inaugurado após 10 anos de obras
O espaço recebe o nome do artista piauiense Torquato Neto.
O Museu da Imagem e Som foi inaugurado, na noite de sexta-feira (20), após quase 10 anos de construção. Ele está localizado no cruzamento das ruas Barro e Climatizada, no Centro de Teresina (PI), no antigo prédio da Câmara Municipal de Teresina.
O espaço recebe o nome do artista piauiense “Torquato Neto”, que morreu aos 28 anos em 1972 e foi um dos nomes nacionalmente consagrados no movimento cultural tropicalista.
A Prefeitura de Teresina informou que o museu tem mais de 4 mil metros de área e possui: pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, biblioteca, restaurante, auditório, área para lojas, cafeteria, revisão de filmes e digitalização de fotografias e um salão externo.
O espaço recebeu investimento de R$ 8 milhões e iniciou as obras para o museu em 2015. “A construção do museu ocorreu em duas etapas. A primeira fase foi de restauração, modernização e ampliação da infraestrutura do prédio. Já a segunda etapa, em andamento, corresponde as instalações finais e questões relacionadas à museologia”, pontuou a prefeitura.
“São 10 ambientes que poderão ser usados pelos artistas da terra. Aqui será a casa dos produtores de cultura”, acrescentou o prefeito Doutor Pessoa. Já João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento e Coordenação, comentou que o “espaço pulsa cultura e arte”.
A inauguração contou com a presença de autoridades locais, secretários e artistas teresinenses. A Orquestra Sinfônica de Teresina, com regência do Maestro Aurélio Melo, que será o próximo presidente da Fundação Monsenhor Chaves, fez a abertura do evento.
Sobre a homenagem ao Torquato Neto, durante a solenidade de inauguração, o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, recordou a amizade e a dedicação do artista piauiense à arte e à cultura.
“É uma homenagem que vem fazer justiça. Embora Torquato tenha nos deixado com uma idade muito nova, ele deu uma contribuição inestimável para o avanço da cultura brasileira em um momento extremamente difícil, em que as liberdades eram contidas”, discorreu Franco.
Fonte: Clube News