MDB e PSD entram na ‘disputa’ para filiar deputados do PP
Ambas as siglas vêm demonstrando seus interesses nos parlamentares que saíram da oposição.
Mirando fortalecer as chapas proporcionais para 2026, o MDB, liderado pelo senador Marcelo Castro e o PSD, comandado pelo deputado federal Júlio César, disputam a filiação de três deputados estaduais que ainda estão no PP, partido do ex-ministro e senador Ciro Nogueira: Bárbara do Firmino, Dr. Thales Coelho e Marden Menezes.
Ambas as siglas vêm demonstrando interesse nos parlamentares que saíram da oposição e migraram para a base aliada do governador Rafael Fonteles (PT). Além disso, o MDB e o PSD estão em fusão cruzada que, pode não se repetir em 2026, assim os partidos terão que articular suas formações de chapa tanto para a Câmara Federal quanto para a Alepi.
O MDB tem maior preferência pelo nome da deputada estadual Bárbara do Firmino. O presidente estadual da sigla, senador Marcelo Castro, já afirmou ao GP1 que gostaria de contar com a filha do ex-prefeito Firmino Filho nos quadros emedebistas. Um fator que favorece a ida da parlamentar é a proximidade que a mãe dela, vereadora Lucy Soares possui com o partido, inclusive sendo eleita pela sigla.
Além de Bárbara, o deputado estadual Dr. Thalles também possui proximidade com o MDB, haja vista que é o atual secretário de Saúde do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos.
Já o deputado Marden Menezes, pode migrar facilmente para o PSD de Júlio César e Georgiano Neto. No último pleito municipal, o parlamentar apoiou nomes pessedistas e tem proximidade com o deputado Georgiano Neto. O PSD também é a sigla que busca angariar logo os três parlamentares do PP como estratégia para fortalecer a chapa de 2026.
Fonte: GP1