Notícias

PMT acionará justiça para tirar venezuelanos das ruas

Diversos imigrantes que fugiram da crise na Venezuela, estão instalados em Teresina desde 2019.

A nova secretária de assistência social da capital, Eliane Nogueira, confirmou em entrevista que acionou a justiça federal e buscará um auxílio de um magistrado federal para tentar solucionar o impasse com a presença de crianças venezuelanas que pedem doações nos semáforos de Teresina. A pasta tem acompanhado e atendido as famílias que vieram do país sul-americano em busca de ajuda no Piauí.

Os imigrantes, da etnia Warao, fugiram da crise na Venezuela e desde 2019 estão instalados em Teresina. As famílias venezuelanas recebem, semanalmente, cestas básicas, com itens diferenciados, seguindo os seus costumes nutricionais. Eles também passam por avaliações nutricionais periódicas, vacinação, orientações de combate às drogas e violência nos abrigos, cursos profissionalizantes para inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Assistentes sociais da Semcaspi realizaram ao longo desta abordagens aos indígenas nos semáforos, a secretaria avaliou o cenário.

“A situação dos venezuelanos me preocupa muito, por causa daquelas crianças de rua. Estou sendo muito cobrada para a gente tirar as crianças da rua, porque não é justo, o sol escaldante do Piauí, agora vai entrar o inverno, melhora um pouco, mas era muito quente para elas estarem nas esquinas com aquelas crianças.  Isso aí é o que me dói mais, mas nós estamos organizando já uma reunião, eu pedi ajuda também a um juiz federal, ele vai fazer uma reunião com a gente lá e toda nossa equipe, para conversar e pelo menos isso, tirar essas crianças da rua”, afirmou a gestora.

Nogueira destacou que os venezuelanos já recebem benefícios sociais e revelou que o Prefeito Silvio Mendes busca alternativas.

“Eles já recebem Bolsa Família, tem assistência médica, tem muita coisa, então eles não deviam estar fazendo isso com essas crianças. A gente vai ver se consegue conversar com eles de uma maneira. São cenas que realmente incomodam a população que tem me cobrado muito isso. Crianças pequenas, crianças de colo. Então eu vou tentar, tem um juiz federal que me prometeu que vai me ajudar nisso. Então o Dr. Silvio está muito interessado que a gente resolva esse problema”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo