Recém-nascida encontrada em matagal morre na Maternidade Evangelina Rosa
Ela havia sido transferida para a capital piauiense no sábado (11) depois de ser encontrada por funcionários.
A recém-nascida que foi encontrada próximo a uma caixa d’água na zona rural de Dom Expedito Lopes, no interior do Piauí, morreu na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) em Teresina. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pela própria unidade de saúde. A criança deu entrada na maternidade no sábado (11).
Conforme a assessoria do hospital, desde a admissão, a equipe médica e multiprofissional empenhou todos os recursos para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo.
“Apesar de todos os esforços, o recém-nascido não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025. A NMDER reforça seu compromisso com a prestação de uma assistência humanizada e de excelência, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário”, diz trecho da nota.
A bebê abandonada foi encontrada por um servidor público em um matagal na localidade Mirolândia. Mateus, o responsável por achá-la, estava com um colega para consertar um poço artesiano quando perceberam sinais de sangue na mata. Eles afastaram a vegetação e encontraram a recém-nascida ainda com o cordão umbilical e a placenta, mas com sinais de vida. Há suspeitas de que ela tenha nascido de forma prematura.
A professora Rosilda Menezes, uma das responsáveis pelo resgate do bebê, contou que prestou socorro à criança com a ajuda de seu marido e de sua filha, que é enfermeira. Devido ao apego, a intenção dela era adotar a menina.
“A bebê foi socorrida na mesma hora e está entubada. O médico disse que, se ela sobreviver, pode ficar com problemas físicos por causa da falta de oxigenação no cérebro, mas eu quero ela mesmo assim”, afirmou.
Fonte: Portal A10+