Inmet divulga novos alertas e chuvas intensas seguirão no Piauí nas próximas horas
Com os temporais, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou dois novos alertas com previsão de chuvas intensas para todos os municípios do Piauí, nesta terça-feira (14). Os avisos valem até às 10h de quarta-feira (15).
No alerta laranja, são esperadas chuvas de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos que podem atingir 60 a 100 km/h. Já o aviso amarelo prevê precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h em todos as cidades do estado. Ambos representam perigo com relação a ocorrência de temporais.
Nesses casos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O temporal que atingiu o estado nas últimas 24 horas, deixou algumas cidades com bairros inundados, como é o caso de Picos, onde, inclusive, um homem morreu após ser arrastado pela correnteza.
A análise do INMET aponta que “nota-se a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuando desde o sul do Piauí, norte, centro-leste e sul da Bahia, seguindo pelo Atlântico onde se conecta a uma frente fria com características subtropicais, cuja baixa pressão está centrada em torno de 32°S/31°W com núcleo de 1010 hPa”.
O Instituto orienta ainda sobre os cuidados com as chuvas intensas:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Volume das chuvas
O Instituto informou que as cidade de Oeiras e Valença do Piauí registraram os maiores volumes de chuva do Brasil, nas últimas 24 horas. O dado foi divulgado na manhã desta terça-feira (14). De acordo com o Instituto, Oeiras chegou a atingir 76,4 mm seguida por Valença com 72,6 mm de nível de chuvas.
Os maiores números são de Turiaçu (MA): 136,2 mm; Tangará da Serra (MT): 132,6 mm; Goiânia (GO): 88,0 mm e Edeia (GO): 83,8 mm.
Fonte: A10+