Adolescentes são apreendidos suspeitos de latrocínio contra sargento da PM em Teresina
Os menores serão encaminhados ao Centro de Internação Provisória (CEIP).
Dois adolescentes foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (15), suspeitos de envolvimento no latrocínio que vitimou o sargento da Polícia Militar do Piauí Jurandir Pereira de Oliveira. O crime ocorreu em 9 de dezembro, no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina.
De acordo com o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a dupla estava no veículo utilizado pelos criminosos no dia do crime. Após a apreensão, os menores serão encaminhados ao Centro de Internação Provisória (CEIP).
“Desde o ano passado, havíamos solicitado a internação provisória desses menores envolvidos. Ontem, essa internação foi concedida e, após diligências constantes, conseguimos apreendê-los. Eles já passaram pelo exame de corpo de delito e estão sendo encaminhados ao Complexo da Cidadania, onde serão ouvidos pelo Ministério Público. Após essa etapa, serão levados ao CEIP para cumprir a medida socioeducativa,” explicou o delegado.
Ainda segundo o delegado, a investigação revelou que sete suspeitos participaram do crime, utilizando uma motocicleta e um carro que havia sido roubado no dia 8 de dezembro, no bairro Planalto Ininga. Câmeras de segurança flagraram a ação criminosa.
Participaram do crime:
- Sávio Guilherme dos Santos Costa: Pilotava a motocicleta usada no crime. Foi atingido por um disparo na cabeça e morreu no dia do crime.
- João Pedro: Identificado como autor dos disparos. Apresentou-se voluntariamente à polícia e encontra-se preso preventivamente.
- Wallison da Silva: Considerado foragido.
- Quatro adolescentes:
– Três já foram apreendidos: Dois detidos nesta quarta-feira (15) e uma previamente apreendida em flagrante por roubo.
– Um está foragido.
De acordo com Bruno Ursulino, o plano inicial dos criminosos era realizar um arrastão em uma padaria no Alto da Ressureição, já alvo do grupo em outro assalto, além de roubar dinheiro e pertences dos clientes. O sargento da PM foi morto porque foi identificado pelos criminosos como um obstáculo ao roubo.
Seis indiciados pelo crime
Seis pessoas foram indiciadas pelo crime, incluindo os quatro adolescentes. Além dos dois jovens apreendidos hoje, uma adolescente já havia sido apreendida em flagrante por roubo anteriormente. Dos indiciados:
- João Pedro está preso.
- Walisson da Silva está foragido.
- Três adolescentes apreendidos.
- Um adolescente foragido.
Sávio Guilherme dos Santos Costa, que pilotava a motocicleta, foi morto no local após ser atingido por um tiro na cabeça. A moto utilizada durante o crime pertencia ao irmão de João Pedro e foi abandonada no local enquanto os demais suspeitos fugiram.
Bruno Ursulino ressaltou que o caso foi encerrado em relação aos adultos, mas segue em tramitação para os menores na Vara da Infância e Juventude.
“O inquérito já foi concluído, pois precisa ser tratado separadamente do procedimento envolvendo os menores. Após a apreensão dos adolescentes, encaminharemos o caso à Vara da Infância e Juventude. Dentro do prazo de 45 dias, a Justiça decidirá qual medida socioeducativa será aplicada, que pode incluir internação por até três anos,” finalizou o delegado.
Fonte: Cidade Verde