Nível do rio Parnaíba aumenta e ultrapassa a cota de atenção
Em Luzilândia está 18 centímetros acima dos 4,0 metros da cota de atenção, Já em Floriano, o rio Parnaíba chegou aos 5,53 metros.
O nível do rio Parnaíba ultrapassou a cota de atenção nas cidades de em Luzilândia e Floriano, é o que revelam os dados disponibilizados neste sábado (25) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), instituição que monitora rios federais. Em Teresina e demais cidades piauienses, a situação é de normalidade.
Conforme as informações do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), o nível atual do rio Parnaíba em Luzilândia está 18 centímetros acima dos 4,0 metros da cota de atenção, mas abaixo dos 5,7 metros da de inundação. Há cerca de duas semanas, o nível do rio era de 1,32 metro.
Já em Floriano, o rio Parnaíba chegou aos 5,53 metros. Mesmo dentro da cota de atenção, o nível ainda está distante do nível de inundação, que é de 8,98 metros. Em Teresina, que chegou a registrar um aumento do volume de água do rio Parnaíba nos últimos dias, o nível é de 4 metros, dentro da cota de normalidade.
Além da intensificação das chuvas, a alta no nível do rio Parnaíba pode estar relacionado com o aumento do volume de vazão da barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, no Sul do estado. O atual nível de defluência (água que deixa o reservatório) é de 1.000 m³/s.
Fonte: Cidade Verde