Prefeito Silvio Mendes visita áreas afetadas por chuvas
O objetivo da visita foi avaliar de perto os danos causados e identificar as principais demandas.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, acompanhado por equipes técnicas da Empresa Teresinense de Urbanização (ETURB), das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), realizou neste domingo (26) uma visita técnica às regiões mais atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram na capital nos últimos dias.
O objetivo da visita foi avaliar de perto os danos causados pelas chuvas, identificar as principais demandas e alinhar estratégias para minimizar os impactos aos moradores das áreas afetadas. Entre os problemas registrados estão a queda de árvores, alagamentos, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura urbana. O prefeito destacou que vai ser feito o plantio de árvores nativas, que apresentam menor risco para quedas.
“Estamos trabalhando junto com a Equatorial, que reforçou o número de equipes para evitar danos causados por quedas de árvores de grande porte. Então, vamos realizar uma vistoria com a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e quem mais puder ajudar e tiver responsabilidade com a cidade. Já foram retiradas, ontem, árvores mortas na Avenida Frei Serafim. Elas serão replantadas, preferencialmente com oitis, que são mais seguras, e carnaúbas, que são árvores bonitas e não apresentam riscos”, destacou o prefeito Silvio Mendes.
Na última sexta (24), dezenas de árvores caíram em todas as zonas de Teresina comprometendo a rede elétrica. Carros foram atingidos e em uma clínica, funcionários e clientes ficaram presos após a fachada vir abaixo com a queda de uma árvore. Depois de três horas, as vítimas foram retiradas em segurança.
As áreas mais críticas incluem bairros das zonas Sudeste e Leste de Teresina, onde houve registros de queda de árvores sobre vias públicas, veículos e imóveis, além de alagamentos em pontos vulneráveis da cidade. Durante a visita, as equipes técnicas mapearam os locais que necessitam de intervenções emergenciais e elaboraram um cronograma de ações para os próximos dias.
O assessor da presidência da Equatorial também esteve presente na visita técnica realizada.
“O grande problema, que é uma situação atípica em Teresina, são os ventos acima da capacidade prevista para o cálculo da rede. Isso causa enormes problemas com a queda de árvores, que frequentemente atingem a rede elétrica e criam áreas de risco. Estamos muito atentos e, em parceria com a Prefeitura de Teresina, buscamos dar respostas mais rápidas à população”, afirmou Arquelau Amorim.
Ações emergenciais em andamento
A Defesa Civil de Teresina segue monitorando os pontos de maior risco e atendendo ocorrências relacionadas à queda de árvores e obstruções de vias. A ETURB e as SDUs estão empenhadas na remoção de entulhos e na limpeza urbana, enquanto a SEMAM avalia os danos ambientais, especialmente relacionados à arborização.
O secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes, ressaltou a importância da integração entre os órgãos. “Estamos trabalhando em conjunto para atender a população de forma eficiente e garantir que os transtornos sejam minimizados o mais rápido possível”, afirmou.
Quase 4 mil casas sem energia
A Equatorial Piauí atualizou na fim da manhã deste domingo (26) o número de residências sem o fornecimento de energia elétrica em Teresina. Segundo a companhia, agora são cerca de 3,9 mil clientes sem energia elétrica. Desde o início dos temporais na capital piauiense na quinta-feira (23), segundo a concessionária, mais de 92% das unidades afetadas já tiveram o fornecimento restabelecido.
Contato em casos de emergência
A Prefeitura de Teresina reforça que, em casos de emergências relacionadas às chuvas, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número (86) 99514-2250 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Fonte: Cidade Verde