PT reúne deputados e articulará nome para vice de Rafael
Reunião definiu dois articuladores que vão tratar sobre as estratégias políticas rumo a 2026.
As bancadas do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara dos Deputados se reuniram para traçar estratégias rumo as eleições de 2026, quando a sigla busca manter sua força nas casas legislativas. Além disso, o núcleo petista deverá atuar para garantir o espaço de vice na chapa do governador Rafael Fonteles. O encontro ocorreu na noite dessa segunda-feira (27).
O partido visa não perder espaços na Assembleia Legislativa do Piauí, onde a bancada do PT é a maior, com um total de 12 parlamentares. Além disso, a sigla possui o maior número de deputados federais do estado, com quatro dos 10 parlamentares sendo petistas.
Além disso, a reunião definiu dois articuladores que serão responsáveis pelas estratégias políticas rumo a 2026: o deputado estadual Francisco Limma e o deputado federal Flávio Nogueira, que também visa entrar na disputa pelo Senado Federal. Contudo, o cenário já está parcialmente definido pelo governador Rafael Fonteles, que deve apoiar Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD).
Dentro da base aliada do chefe do Palácio de Karnak, o PT busca se movimentar, pois os outros partidos, MDB e PSD, estão se fortalecendo para 2026. O PSD, liderado pelo deputado federal Júlio César, deve ir para o pleito com chapas competitivas para deputado estadual e federal.
Já o MDB está se articulando para montar suas chapas, com o objetivo de manter sua força dentro do Palácio de Karnak e na Alepi.
Fonte: GP1