Obra da biblioteca da Uespi deve ser finalizada em 90 dias
O investimento total na obra ultrapassa os 2 milhões de reais.

A construção da sede da Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizada no Campus Torquato Neto, está com 60% do cronograma executado. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em 90 dias, segundo o Departamento de Engenharia e Arquitetura (DENG), vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PRAD), que acompanha os serviços. O investimento total na obra ultrapassa os 2 milhões de reais.
“A nova biblioteca contará com uma plataforma elevatória para proporcionar mais acessibilidade aos alunos e à comunidade em geral. Também terá salas administrativas, laboratório e cabines de leitura”, conta Thallyta Lopes, do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi. Ela também explicou as mudanças no cronograma de execução da obra.
“É importante destacar que o cronograma de execução da obra sofreu alterações devido ao atraso na entrega dos perfis metálicos para a estrutura da cobertura, além das chuvas intensas e ventos fortes que têm afetado várias partes do estado. Atualmente, os perfis metálicos já estão em transporte, o que permitirá a finalização da estrutura metálica e o recebimento das telhas termoacústicas”, ressaltou.
Após a conclusão da cobertura, os serviços restantes, que incluem a instalação de esquadrias, revestimentos, forro e pintura, serão realizados de forma sequencial.
Além da construção da Biblioteca Central, a Uespi informou que está conduzindo dois processos licitatórios em andamento. O primeiro visa à aquisição de móveis destinados à modernização do campus, enquanto o segundo busca adquirir um acervo virtual para acesso amplo da comunidade acadêmica.
A PRAD também confirma que está em andamento a reforma e construção de bibliotecas nos outros campi da universidade, como os de Picos, Piripiri, Campo Maior e Clóvis Moura.
Além das reformas, o acervo bibliográfico da Uespi está recebendo uma atenção especial. Nos anos de 2023 e 2024, cerca de 380 títulos e 9.650 exemplares foram adquiridos pela universidade e distribuídos entre os campi da capital e do interior.
Fonte: Cidade Verde