Ministra diz que além do concurso da PF, outros serão autorizados
A expectativa é que novas autorizações para concursos sejam publicadas ao longo de 2025, conforme as necessidades identificadas pelos ministérios e órgãos federais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (29/01), a realização de um novo concurso público para a Polícia Federal. A autorização do certame deve ser publicada nos próximos dias, com expectativa de que ocorra ainda em fevereiro. O anúncio foi feito após reunião no Palácio do Planalto com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Com informações do Direção Concursos.
A ministra Esther Dweck destacou que o concurso da Polícia Federal foi priorizado devido à urgência de reforçar o quadro de pessoal da instituição. Ela informou que o governo fará um ajuste de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) para viabilizar o certame e outros concursos públicos que serão autorizados ao longo de 2025.
“Como já anunciamos, esse ano vamos fazer um ajuste de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual, mas, dentro do valor existente, o presidente deu uma grande prioridade para esse concurso [da PF]. Já estamos anunciando agora, antes de outros que iremos anunciar possivelmente ao longo do ano, pela urgência de fazer esse concurso, para que eles ingressem o mais rápido possível”, explicou a ministra.
O anúncio do concurso da Polícia Federal é parte de um plano mais amplo do governo federal para reforçar o quadro de servidores públicos em diversas áreas.