Notícias

Situação da Barragem da Onça deixa moradores sem água no PI

O volume é considerado morto e acende um alerta para o desabastecimento na cidade, que já afeta sete bairros.

Barragem Petrônio Portela, também conhecida como Barragem da Onça, em São Raimundo Nonato, 521 km ao Sul de Teresina, está com apenas 16% da capacidade hídrica. O volume é considerado morto e acende um alerta para o desabastecimento na cidade, que já afeta sete bairros.

Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) informou à TV Clube que o desabastecimento em parte da cidade foi provocado pelo rompimento de uma adutora e a distribuição de água está sendo normalizada gradualmente desde o fim de semana (veja a nota completa no fim da reportagem)

Segundo a Prefeitura de São Raimundo Nonato, a situação da barragem é preocupante, já que 70% da cidade é abastecida pelas suas águas. Moradores de, pelo menos, sete bairros do município já relatam falta d’água, principalmente nas regiões mais distantes da adutora que realiza o abastecimento. 

Nas áreas onde não há relatos de desabastecimento, os relatos são de que a água tem chegado com mau cheiro e impurezas, prejudicando o uso para as necessidades básicas das famílias.

Água que saiu das torneiras em São Raimundo Nonato no dia 15 de fevereiro — Foto: Reprodução

O prefeito do município, Rogério Castro (MDB), divulgou um vídeo nas redes sociais relatando a situação da barragem. 

“A água já está eutrofizada (poluída, com coloração turva e baixo nível de oxigênio) e salinizada. É um problema seríssimo. Nos próximos três meses, se não chover, a situação pode colapsar e São Raimundo Nonato ficar em vulnerabilidade por conta do abastecimento d’água”, relatou.

Além da preocupação com o desabastecimento nas casas, o baixo nível da barragem também preocupa o setor de agricultura na cidade. Conforme relatos de produtores locais, parte da produção agrícola está sendo perdida, principalmente da agricultura familiar. A apicultura local também enfrenta dificuldades devido à falta de chuvas. 

Confira a nota da Agespisa:

A Agespisa informa que a última interrupção do abastecimento de água em parte de São Raimundo Nonato foi provocada pelo rompimento de uma adutora. 

A distribuição de água está sendo normalizada gradualmente desde o final de semana, após a correção do vazamento. 

Nas áreas altas e distantes das estações de tratamento de água, a regularização é mais demorada. 

Plantão Ouvidoria no Carnaval – 0800 086 8888

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo