Pacto Pelo Piauí: governo espera mais de 200 prefeitos para assinar pactos em sete áreas
O evento vai acontecer hoje à noite, no Centro de Convenções.

O governador Rafael Fonteles anunciou as novas diretrizes para o Pacto Pelo Piauí, iniciativa que reúne diferentes frentes de atuação para fortalecer políticas públicas em diversas áreas. O evento vai acontecer hoje à noite, no Centro de Convenções, mas durante entrevista foi antecipado que a segunda fase do programa será marcada pela adesão dos gestores municipais a sete pactos estratégicos.
“Nós teremos muitas medidas que colocamos debaixo de um guarda-chuva, que é o Pacto Pela Ordem, para aprofundar ações que envolvem vários atores da segurança pública. Essa estratégia tem o objetivo de reduzir constantemente os indicadores de violência. Então, teremos muitas novidades que serão anunciadas em breve”, afirmou o governador.
Ainda segundo Rafael Fonteles, a etapa de hoje representa a consolidação do projeto, permitindo que prefeitos de todo o estado firmem compromisso com os eixos temáticos do pacto.
“Hoje à noite acontece a segunda fase do Pacto Pelo Piauí. Ainda antes de assumirem, prefeitos e prefeitas participaram da primeira fase, e agora eles poderão aderir a cada um dos sete pactos que estamos promovendo: saúde, educação, primeira infância, segurança e justiça, gestão e tecnologia, meio ambiente, saneamento e defesa civil”, explicou.
O evento contará com a presença de mais de 200 municípios já confirmados. Questionado sobre a participação do prefeito de Parnaíba, Francisco a Emanuel (PP), o governador disse ainda não ter a confirmação.
Com foco na colaboração entre Estado e municípios, o Pacto Pelo Piauí busca consolidar um modelo de gestão integrado, garantindo maior eficiência na aplicação de políticas públicas e na oferta de serviços essenciais para a população.
Fonte: Cidade Verde