Fake news tenta derrubar Ellyo Teixeira da Semcom e emplacar aliada de Jeová e Enzo
Grupos externos tentam minar a relação entre o secretário e o prefeito Sílvio Mendes

A boa aprovação dos 100 primeiros dias de gestão do prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil), já levantou inveja e medo por parte de opositores. De olho em uma desestabilização, na noite do último domingo foi iniciada uma série de ataques ao secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, o jornalista Ellyo Teixeira, todos eles cravando a demissão do titular da pasta e uma posterior nomeação da jornalista Sávia Barreto.
Os portais Conecta Piauí, de propriedade de Thiago Monteiro, e o portal 180graus, do empresário Helder Eugênio, foram os primeiros a noticiar. Pouco depois, o 180graus excluiu a matéria publicada.
No entanto, a fritura em cima de Ellyo Teixeira demonstra claramente o interesse de grupos externos e alheios ao entorno de Sílvio Mendes em entrarem na gestão e em uma pasta estratégica, a Comunicação. Atualmente, sem recursos, Ellyo se desdobra para fazer a comunicação institucional e apoiar os veículos locais.
Ellyo é ligado ao Progressistas e fiel escudeiro do prefeito Sílvio Mendes. Os dois estiveram juntos na campanha de governador em 2022, onde Rafael Fonteles (PT) venceu com facilidade. Há a previsão de investimentos na Comunicação, melhorando a estrutura da pasta e beneficiando os integrantes do setor na capital. Uma licitação milionária deve ocorrer nos próximos meses.
Vale lembrar que Sávia Barreto é uma grande aliada do vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), onde foi sua assessora na Câmara Municipal e no Detran-PI. Atualmente, a jornalista é quem coordenada a Comunicação da Câmara Municipal de Teresina na gestão do presidente Enzo Samuel (PDT).
O nome de Sávia Barreto, plantado pelos portais de notícias, colocam a jornalista como alguém de fácil trânsito e capaz de distribuir recursos aos veículos. Por outro lado, Ellyo Teixeira é jornalista do batente, de bom diálogo com veículos e fiel ao prefeito e sua forma de comunicar.
A troca é vista como totalmente inviável nesse momento. Os grupos que tentam desgastar Ellyo e emplacar Sávia ainda precisam tratar e muito com o prefeito e o grupo do Progressistas. Ellyo fica.