Estelionatário que causou prejuízo de R$ 10 milhões é preso pela polícia do Piauí; saiba quem é
Segundo a polícia, criminoso fez vítimas no Piauí, Ceará, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

O empresário José Olavo Davi Lemos da Silva foi preso nesta terça-feira (15) pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Piauí (DRCI). Ele é investigado por aplicar golpes em plataformas de investimento e causar um prejuízo milionário em pessoas de diversos estados do Brasil. A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Civil do Estado do Ceará. De acordo com as investigações, o prejuízo sofrido pelas vítimas foi de R$ 10 milhões.
Os mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos nas cidades de Fortaleza, no Ceará; São Paulo capital e Salvador, na Bahia. De acordo com o delegado Humberto Mácola, os valores não eram aplicados de fato, e as vítimas acabavam sofrendo grandes prejuízos.
“O montante desviado ultrapassou os milhões de reais, com vítimas em diversos estados, como Piauí, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Ceará. Parte do dinheiro desviado foi utilizado na aquisição de veículos de luxo, viagens internacionais, objetos de grife e outras despesas pessoais incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos”, explicou.
Como ele agia
A polícia verificou que ele atraía pessoas com a promessa de altos rendimentos por meio de supostos aportes, enviando extratos falsificados, participando ativamente de grupos de investidores e utilizando uma linguagem técnica para dar credibilidade ao esquema fraudulento.
A DRCI alerta sobre o crescente número de fraudes relacionadas a investimentos e reforça a importância da população estar atenta ao realizar qualquer tipo de aplicação financeira. Promessas de lucros fáceis e acima da média do mercado podem ser sinais claros de alerta para casos deste tipo.
Fonte: Portal A10+