A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou que dois casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sendo investigados no município de Parnaíba.
Os pacientes deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) — o primeiro na sexta-feira (03/10) e o segundo no sábado (04/10). Ambos receberam atendimento médico adequado, evoluíram bem e já receberam alta hospitalar.
As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias, conforme os protocolos vigentes.
O metanol é uma substância altamente tóxica, proibida para consumo humano, mas que tem se tornado uma preocupação crescente no Brasil devido à adulteração de bebidas alcoólicas.
A substância tem sido identificada em destilados como gin, uísque e vodca, consumidos principalmente em bares e festas clandestinas. A ingestão de bebidas adulteradas pode causar sintomas como náuseas, vômitos, tontura e dor abdominal, e em casos graves, levar à cegueira ou morte.
Em setembro de 2025, diversos casos de intoxicação por metanol foram registrados em estados como São Paulo, resultando em mortes confirmadas. As autoridades reforçam que a importação e comercialização do metanol são controladas, sendo permitidas apenas para empresas autorizadas com destinação específica, como a produção de biodiesel.

.gif)




