A Prefeitura de Teresina vai abrir, a partir desta quinta-feira (15), cerca de 5.500 vagas para crianças de 2 e 3 anos na rede municipal de ensino. As vagas serão ofertadas presencialmente, com cronograma e lista das unidades divulgados nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“A partir de amanhã serão divulgadas vagas para crianças de 2 e 3 anos. Serão cerca de 5.500 vagas nesta primeira etapa. A matrícula será presencial, com cronograma e lista das unidades divulgados nas redes sociais da secretaria”, explicou.
Ao todo, a rede municipal disponibilizou cerca de 14 mil vagas, distribuídas em mais de 300 escolas. Após o fechamento do sistema, a Semec fará um levantamento para identificar as vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas por falta de demanda em determinadas unidades.
A secretária reforçou que a matrícula é obrigatória para crianças de 4 a 14 anos, da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental, conforme determina a legislação educacional.
As matrículas regulares são realizadas por meio da plataforma Sigma, disponível no site sigma.pmt.gov.br. O acesso é feito com o CEP da residência do responsável, e o sistema apresenta as escolas mais próximas, priorizando a matrícula perto de casa.
Segundo Irene Lustosa, é possível solicitar matrícula em escolas próximas ao local de trabalho dos pais ou responsáveis, embora a prioridade seja sempre a proximidade com a residência da criança. Quando não há vaga disponível, o município garante transporte escolar, inclusive na zona urbana.
A Semec informou que famílias que enfrentarem dificuldades de acesso ao sistema podem buscar atendimento por meio do telefone de suporte, divulgado nos canais oficiais da secretaria, ou diretamente nas unidades escolares.
O edital também garante:
prioridade para irmãos, quando um já estuda na escola;
prioridade para crianças com deficiência;
matrícula para jovens a partir de 16 anos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com inscrições presenciais nas escolas que ofertam o ensino noturno.
“Se houver qualquer dificuldade, a família pode nos procurar. Nosso objetivo é garantir o acesso à educação”, reforçou a secretária.
.gif)





