Política

Prefeitura de Uruçuí decreta estado de calamidade pública

O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (Progressistas), decretou estado de calamidade pública devido às fortes chuvas registradas no município na última semana de 2021. O documento nº 207/2021 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 30 de dezembro e ficará em vigor até o dia 28 de fevereiro deste ano.

O decreto cita o “volume extraordinário de chuvas”, responsável por gerar sérios danos à malha viária municipal e estadual, impedindo o deslocamento de várias pessoas residentes nas zonas rurais para a zona urbana de Uruçuí, e o aumento do volume dos rios, riachos e lagoas que banham a cidade, deixando a população ribeirinha completamente isolada.

De acordo com o documento, as fortes chuvas ocasionaram vários desmoronamentos em ladeiras e estradas vicinais e estaduais, impedindo o tráfego de veículos pequenos e grandes nas áreas de produção agrícola por toda a área de Uruçuí.

“Os efeitos deste decreto compreendem as finanças públicas municipais nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal e os serviços essenciais da administração pública municipal que tenham vinculação com o enfrentamento de enchentes e alagamentos”, informa o texto do decreto.

Pelo menos 20 famílias ficaram em situação de risco após o Rio Parnaíba transbordar em Uruçuí. Elas tiveram as casas alagadas ou atingidas pelas chuvas e foram alojadas em casas de parentes ou em residências alugadas pelo poder público.

No dia 27 de dezembro, o governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. A medida tem vigência de 90 dias.

Ao g1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Uruçuí comunicou que o nível do Rio Parnaíba subiu, mas a situação está sob controle. A última chuva registrada na cidade foi na madrugada desta segunda-feira (3).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo