Política

Em posse, novas desembargadoras do TJ defendem igualdade de gênero no judiciário

Maria Luiza disse que chega ao TJ de “cabeça erguida” sem qualquer processo contra ela, e defendeu a igualdade de gênero.

As novas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), Maria Célia Lima Lúcio e Maria Luiza de Moura Mello e Freitas defenderam igualdade de gênero durante posse administrativa ocorrida na manhã desta segunda-feira (20).

Em sessão histórica, o TJ escolheu as duas desembargadoras pelo cargo de antiguidade (Maria Luiza) e merecimento (Maria Célia).

Maria Luiza disse que chega ao TJ de “cabeça erguida” sem qualquer processo contra ela, e defendeu a igualdade de gênero.

“É uma responsabilidade a mais, as mulheres estão aqui não para concorrer, mas para somar. Acredito que a mulher no julgamento tem um trato na sensibilidade, não que os homens não tenha, mas a mulher tem esse lado diferenciado. Houve avanços, mas é preciso de mais igualdade de gênero”, disse a Maria Célia.

Com a chegada das duas mulheres, o TJ tem pela primeira vez quatro desembargadoras. Hoje, o Tribunal tem 22 desembargadores, com um afastamento de José James.

A desembargadora Maria Célia disse que recebe a nova missão com responsabilidade e gratidão. Ela disse que a igualdade de gênero é uma política instituída pelo CNJ.

“Devido a baixa representatividade feminina no segundo grau foi instituída mais espaços de poder nos tribunais. É uma política temporária, logo que se chegue ao patamar de 40% ou 60% será suspensa”, disse a desembargadora.

A posse foi bastante disputado com a presença do presidente do TJ, Aderson Nogueira, o presidente da OAB, Raimundo Júnior, da defensoria pública e representantes do governo do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo