Pré-candidatura: Aliados deixam o PP e isolam Ciro Nogueira
Senador perdeu deputados federais, parte da bancada do PP na Assembleia Legislativa, todos os vereadores do PP de Teresina e prefeitos começam a encostar no Palácio de Karnak
Bastou o senador Ciro Nogueira (Progressistas), investigado pela Polícia Federal, anunciar o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Piauí (26/04), para seus aliados iniciarem o processo de esvaziamento do partido.
Deputados estaduais como Wilson Brandão, Hélio Isaías e Firmino Paulo, todos do Progressistas, estão fora do projeto de Ciro e continuam alinhados com o grupo do governador Wellington Dias (PT).
A última a desembarcar do sonho fadado ao fracasso do senador, foi a deputada federal Margarete Coelho, também do Progressistas. Ela era cotada como uma das mais fieis ao senador e ao seu grupo político. No entanto, a perspectiva clara de ser preso, assustou os aliados de Ciro.
Leia mais: Dr. Pessoa e Robert Rios esvaziam as bases eleitorais de Ciro
Vereadores do PP abandonaram Ciro e se aliam à Dr. Pessoa
Sem Firmino Filho, aliados de Ciro Nogueira começam a deixar o Progressistas
Margarete possui estreitas ligações com o governador Wellington Dias. Entre 2014 e 2018, ela foi vice-governadora na chapa encabeçada pelo petista. Ela também é responsável pela indicação da jornalista Sádia Castro, irmã de Margarete, hoje secretária de Meio Ambiente do Estado.
Prefeitos começarão a sair
Além da bancada de deputados na Assembleia Legislativa, o senador Ciro Nogueira deverá perder dezenas de prefeitos nos próximos meses. O primeiro deles é o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares (Progressistas).
Muito ligado ao deputado federal Fábio Abreu (PL), que também era cotado para deixar o Governo, e deve continuar com Wellington Dias, o gestor municipal tem tudo para deixar o grupo de Ciro. Fábio Abreu esteve com Rafael Fonteles nesta quarta-feira (21), anunciando obras pra o município e estreitando os laços administrativos e políticos.
Outra que deve sair do Progressistas é a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. Ela é casada com o deputado estadual Hélio Isaías e irmã da deputada federal Margarete Coelho. O núcleo familiar vai seguir na base governista.
Senador sem apoio em Teresina
A principal base eleitoral de Ciro Nogueira era a capital Teresina. Tudo foi por água abaixo após a morte do ex-prefeito Firmino Filho, seu principal cabo eleitoral. A ex-esposa, Lucy Soares, deve deixar a política e não conseguirá administrar o capital político do ex-marido.
Até mesmo os vereadores do Progressistas estão saindo do grupo. Aluísio Sampaio, Valdemir Virgino e Neto do Angelim já estão alinhados com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB). Um encontro realizado no último fim de semana selou o acordo. Ciro Nogueira, sequer, foi consultado.
Por outro lado, PSL e PSDB, partidos que eram ligados à Firmino, também negociam com o Palácio da Cidade. O PSL já definiu e segue o prefeito, enquanto que o PSDB busca diálogo com a bancada. Até o momento, Gustavo de Carvalho e Venâncio Cardoso já são base. Edson Melo e Paulo Lopes ainda relutam.
Leia mais sobre o assunto:
Assessoria de Ciro usa telefone oficial para divulgar fake news contra Wellington Dias
Antes mesmo de Firmino ser sepultado, Lucy e Ciro atacam adversários e vislumbram 2022
‘Ciro vai usar Bolsonaro e apoiar outro nome em 2022’, diz jornal
Ciro passa vergonha com falso militante ao lado de Bolsonaro
Aliado de Ciro vai gastar quase 2 milhões com gasolina e gás no Piauí
Prefeito aliado de Ciro mentiu ao anunciar mortes por Covid no Piauí
Deu no Antagonista: Ciro Nogueira aposta na estupidez do povo brasileiro