Política

Bolsonaro faz PP perder votos e Ciro crê na eleição de apenas 2 federais no Piauí

Em 2018, ao lado do PT, o PP elegeu Margarete Coelho e Iracema Portella, mas em 2022 trabalha apenas pela eleição de Júlio Arcoverde. Os demais iriam se engalfinhar entre si

O Partido Progressistas, do senador e ministro Ciro Nogueira corre contra o tempo para formar chapas proporcionais para a disputa das eleições deste ano no Piauí. Com apoio de Bolsonaro e com todo o aporte financeiro vindo da Casa Civil, os aliados do senador sonhavam com chapas fortes e com a eleição de pelo menos quatro deputados federais e cinco estaduais.

Em uma lista vazada nas redes sociais, onde aparece um timbre do Progressistas, especula-se a votação dos candidatos que irão disputar uma cadeira na Câmara Federal pela legenda.

Impressiona o fato de que o ministro ecoa que conta com o suposto apoio de cerca de 100 prefeitos, mas, de acordo com a lista, as projeções indicam a mesma proporção de representantes na Câmara Federal.

Em 2018, o PP elegeu Margarete Coelho e Iracema Portella, mas em 2022 trabalha apenas pela eleição de Júlio Arcoverde. Os demais iriam se engalfinhar entre si.

A lista apresenta os seguintes nomes:
Júlio Arcoverde –
90 mil votos
Átila Filho – 60 mil
Elmano Férrer – 60 mil
Margarete Coelho – 40 mil
Dó Bacelar – 10 mil (Dúvida)
Samuel Silveira – 10 mil
Telmo Neves – 5 mil
Outros – 10 mil
Legenda – 20 mil
Total – 295 mil a 305 mil
Elege 2 (1 inteiro e 1 na sobra)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ciro e sua trupe já sabem que o fato de a legenda aparecer atrelada ao nome de Jair Bolsonaro vai fazer com que os candidatos proporcionais percam votos, principalmente no interior do Estado. Alguns prefeitos estão desfazendo os acordos devido a presença de Bolsonaro na chapa.

No próximo final de semana, o candidato de Bolsonaro ao Governo do Piauí será lançado. A expectativa é de que Sílvio Mendes seja esse nome. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Estimativa e divulgada nesta quinta-feira (03), mostra Rafael Fonteles, do PT, com 11 pontos na frente do candidato de Bolsonaro. Essa é a primeira pesquisa oficial e registrada divulgada em 2022.

LEIA MAIS: 1ª pesquisa oficial de 2022 tem Rafael Fonteles 11 pontos na frente de Sílvio Mendes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo