PMT vai beneficiar 5 mil crianças com implantação de 20 novas CMEIs
Com a aplicação deste projeto, o município busca beneficiar cerca de cinco mil crianças que atualmente não possuem acesso a este tipo de serviço, sendo um investimento de mais de R$ 160 milhões na educação do município
A Prefeitura de Teresina, por meio da Coordenação Especial de Concessões e Parcerias, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), discutiu, nesta quarta-feira (9), a concepção da modelagem do projeto de implantação e operação de 20 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de atualizar as próximas etapas deste trabalho.
Com a aplicação deste projeto, o município busca beneficiar cerca de cinco mil crianças que atualmente não possuem acesso a este tipo de serviço, sendo um investimento de mais de R$ 160 milhões na educação do município. No final do prazo da concessão, todas as unidades, incluindo os bens e mobiliários, permanecerão com a Prefeitura.
Representando o prefeito Dr. Pessoa, o secretário de Governo, André Lopes, participou do encontro. “Sem dúvidas, esse projeto tem uma concepção muito positiva, são quase cinco mil crianças com oportunidade de entrar na escola. Esse é um trabalho que vem de encontro ao Plano de Governo do Prefeito Dr. Pessoa e que, com certeza, ele verá com bons olhos”, explicou André.
Durante o encontro, foram pautadas modelagens para se adotar na implantação dos Centros de Educação Infantil. O objetivo é beneficiar áreas estratégicas da cidade de forma simultânea. O regime de operação de cada creche será definido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
A oferta de novos CMEIs proporcionará às famílias de baixa renda a oportunidade de deixar seus filhos em espaços educacionais, que funcionem em dois turnos adequados para o desenvolvimento integral de suas crianças. Dessa forma, o município também proporciona a ampliação de oportunidades de emprego para a população.
“Hoje nós apresentamos à equipe da Prefeitura os pontos que estão sendo trabalhados pela equipe do BNDES. Já avançamos bastante nesse diálogo e temos o objetivo de trazer essa modelagem a outras capitais. É um projeto importante, não só pelos investimentos no município, mas pela prioridade em investir em educação. É uma meta nossa concluir esse projeto junto ao município e entregá-lo ainda na gestão do prefeito Dr. Pessoa”, explicou Robson Hermes, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os projetos de arquitetura entregarão soluções de sustentabilidade, além de remediar importantes passivos ambientais que possam ser detectados nos espaços de implantação desses novos Centros Municipais de Educação. Projetos similares a esse já funcionam com êxito em outras capitais, como Belo Horizonte (MG), sendo um sucesso há mais de 10 anos.
“Tivemos uma explanação do andamento desse projeto por parte da equipe do BNDES. O município hoje trabalha para a conclusão dos trâmites dos terrenos onde devem ser implantadas essas CMEIs. Esse é um projeto inovador e de excelentes resultados em Belo Horizonte, referencia no país, e que vai transformar a educação de Teresina e será uma grande conquista da gestão do Prefeito Dr Pessoa”, concluiu Karita Allen, secretária executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag/SEMPLAN), representando o Secretário de Planejamento João Henrique Sousa.
A Prefeitura busca, por meio deste encontro, avançar com as tratativas referentes aos próximos passos, como a divulgação para Consulta Pública, um mecanismo de transparência utilizado para obter informações, sugestões e opiniões sobre o tema junto à sociedade.