Wellington diz que federação será registrada até 2 de abril
O petista, que atua como um dos articuladores da federação, avaliou que existem “chances reais” da aliança se concretizar com os quatro partidos
O governador Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta quarta-feira (16) que o objetivo dos partidos é registrar a federação entre PT, PSB, PV e PCdoB até o dia 2 de abril, pelo menos um mês antes do prazo final para o estabelecimento da união, conforme última decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Há todo o esforço para registrar até 02 de abril já a federação, coincidir o entendimento com o prazo legal para a decisão partidária. Esse é o esforço dos quatro partidos para que a gente chegue a entendimento”, declarou.
O petista, que atua como um dos articuladores da federação, avaliou que existem “chances reais” da aliança se concretizar com os quatro partidos. Para ele, é possível superar os impasses que ocorrem entre PT e PSB em Pernambuco e São Paulo e que tem travado o firmamento do acordo.
“Os problemas que têm, têm solução teve uma agenda que avançou e há chance é muito grande de ter uma federação com os quatro partidos”, acrescentou.
Entraves para federação
Caso a federação seja aprovada, o novo grupo político só poderá ter um candidato a governador por estado.
Em São Paulo, o PSB quer lançar o ex-governador Márcio França e o PT, o ex-prefeito Fernando Haddad.
França propôs contratar uma pesquisa em maio só com os dois nomes para decidir quem irá às urnas, porém, encontra resistência entre petistas.