NotíciasTecnologia

Governo inicia em março o sistema de identificação digital no Piauí

As novas carteiras também não vão ter o número do RG, mas apenas um número único, que é o mesmo do CPF, para coibir fraudes

O Governo do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), está criando um sistema de identificação digital, o RG Único.

O diretor geral da ATI, Antônio Torres informou que a partir do dia 15 março, esse processo será iniciado no estado, inclusive garantindo a emissão do documento de identidade de forma digital.

“A partir do dia 15, o estado do Piauí entra em uma nova fase para a emissão do RG. Até um tempo atrás era um processo arcaico, onde colocava uma tinta no dedo, foto 3×4, então todo esse processo vai passar a ser de forma digital, com biometria. E também a partir do dia 15, ao sair do atendimento, vai chegar um SMS no celular da pessoa, que traz um link, com a foto do RG 100% digital. Esse protocolo é para facilitar a vida do cidadão. Isso só no Piauí”, informou o diretor.

O diretor afirmou que a emissão do documento vai ocorrer de forma mais rápida, em até 24h. Outra mudança, é que além das cidades de Teresina, Picos e Floriano, as cidades de São Raimundo Nonato e Bom Jesus vão ganhar em breve postos para emissão de documento de identidade.

Antônio Torres explicou que quem já tem carteira de identidade, dentro da validade, não precisa fazer a mudança agora. As novas carteiras também não vão ter o número do RG, mas apenas um número único, que é o mesmo do CPF, para coibir fraudes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo