Florentino ignora Lula e faz dobradinha com deputado aliado de Bolsonaro em Teresina
As lideranças do secretário fecham o chamado 'pacote fechado', com voto nos dois, no candidato a governador de Dr. Pessoa e em Bolsonaro para presidente
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), é cada vez mais antipatizado dentro do partido, principalmente pelos ‘petistas raiz’, como Regina Sousa, Nazareno Fonteles, Antônio Neto, Antônio José Medeiros, Rejane Dias e o próprio governador Wellington Dias.
O motivo é a aproximação do secretário com pessoas próximas ao bolsonarismo. Florentino fechou dobradinha em Teresina com o deputado estadual Gessivaldo Isaías, do Republicanos. O partido é alinhado com Jair Bolsonaro em nível nacional.
LEIA MAIS: Parceria entre Mão Santa e Dr. Pessoa ‘enterra’ Florentino Neto em Parnaíba
Já no Piauí, o partido está sob comando do grupo político do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que articula uma terceira via para o Governo do Estado contra o candidato do PT de Florentino, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
Gessivaldo, inclusive, esteve reunido com o prefeito Dr. Pessoa nesta quarta-feira (09), onde alinharam a formação da chapa de candidatos para deputado estadual e federal. Dr. Pessoa já deixou claro que não abre mão de apoiar Jair Bolsonaro.
Por outro lado, Florentino nunca se mostrou próximo ao lulismo. Nas redes sociais, o secretário sequer fazia posts exaltando o PT e o ex-presidente Lula, figura maior do partido. Após pressão interna passou a citar o nome do ex-presidente.
Florentino já está em pré-campanha pela capital e também fechando a dobradinha com Gessivaldo. As lideranças do secretário fecham o chamado ‘pacote fechado’, com voto nos dois, no candidato a governador de Dr. Pessoa e em Bolsonaro para presidente.
Fontes ligadas ao PT dão conta de que a cúpula do partido vai reunir os pré-candidatos à federal para cobrar mais empenho também na exploração da imagem de Lula, fator primordial para alavancar o nome de Fonteles na campanha.
As mesmas fontes dão conta de que Florentino tem pensado somente em sua eleição, esquecendo os aliados e o projeto maior, que é de manter o PT no Palácio de Karnak. “Com a estrutura da Sesapi, o secretário tem se achado muito e anda com salto alto”, disse um petista próximo de Regina Sousa.