Comitê decide manter uso obrigatório da máscara no Piauí
Capital já iniciou flexibilização, mas o governo estadual decidiu manter o uso obrigatório como medida "prudente" diante de um futuro considerado incerto sobre a Covid no Piauí
O uso de máscara deve continuar obrigatório no estado do Piauí, segundo o secretário de estado da saúde, Florentino Neto. Eu reunião na terça-feira (15), o Comitê de Operações Especiais (COE) decidiu manter a obrigatoriedade do acessório que, segundo o gestor, ainda é “fundamental para a proteção” contra a Covid-19.
Segundo o gestor, o Comitê considerou que embora a situação de casos de Covid esteja favorável no estado, ainda não é o momento de reduzir os cuidados porque o Piauí pode sofrer o impacto do que está acontecendo em outros lugares do mundo. Na China, por exemplo, está havendo recorde de casos no momento.
“Pelo cenário epidemiológico […] nós podíamos tomar uma decisão aqui, vamos tirar a máscara. Mas será que isso era prudente? Então, quando a gente não sabe se a nossa ação é prudente ou não, nós temos que correr a alguém e quem dá a posição mais adequada […] é a ciência. O comitê científico do Nordeste decidiu que não é o momento ainda dos estados tirarem a obrigatoriedade da máscara”, declarou.
Segundo ele, a decisão será mantida por pelo menos mais 15 dias. Assim, após esse período, o COE se reunirá novamente para rediscutir o tema.
O uso do acessório se tornou obrigatório durante a pandemia para proteger as pessoas da contaminação pela Covid-19.
Capital decide flexibilizar o uso
Desde segunda-feira (14), os teresinenses não são mais obrigados a usar máscaras em ambientes abertos e sem aglomerações. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal de 2020, um decreto municipal pode ser editado contrariando uma norma estadual, desde que não coloque em risco a saúde pública.
Na prática, muitas pessoas ainda continuam com o acessório pelas ruas da capital piauiense. O próprio prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), informou que continuará usando, mesmo tendo autorizado a flexibilização.
“O prefeito tem comorbidade, o prefeito está na terceira idade. Eu recomendo o decreto, que em espaços vazios, se quiser, por livre e espontânea vontade, como está lá na Constituição, não é proibido. Quem quiser tirar a máscara para andar, o decreto já visa essa situação”, destacou Dr. Pessoa, usando o acessório em uma agenda em ambiente aberto, na Zona Norte de Teresina.