Política

Rafael se lança com o dobro das intenções de votos que Wilson Martins tinha quando venceu Sílvio em 2010

Em 2010, contando com o apoio do ex-prefeito Firmino Filho e com todo o recall de quem governou Teresina por dois mandatos, Sílvio era o favorito

O Partido dos Trabalhadores lança neste sábado (02), o nome do ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, como pré-candidato ao Governo do Piauí. O ex-governador Wellington Dias, também do PT, será lançado como pré-candidato ao Senado. A dupla entra no pleito com apoio do ex-presidente Lula, que também irá disputar a Presidência da República pelo PT.

Por outro lado, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB) será o candidato da oposição e disputará o Governo do Piauí com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro Ciro Nogueira (PP), alvo da Polícia Federal.

Esta não é a primeira vez em que Sílvio Mendes irá disputar o Governo do Piauí. Em 2010, contando com o apoio do ex-prefeito Firmino Filho e com todo o recall de quem governou Teresina por dois mandatos, Sílvio era o favorito. As pesquisas de intenção de votos mostravam o então candidato pelo PSDB com o dobro das intenções de votos do candidato do Palácio de Karnak, na época o então vice-governador Wilson Martins, pelo PSB.

RELEMBRE: Sílvio Mendes lidera pesquisa para governador do Piauí em 2010

Relembrando o ano de 2009, faltando menos de 12 meses para a eleição, Sílvio aparecia com 33% das intenções de votos, enquanto Wilson Martins aparecia somente com 10%. A virada de 2009 para 2010, o ano da eleição, foi histórica. Wilson Martins disparou com o apoio de Wellington Dias e Lula e conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

VEJA: Piauí terá segundo turno entre Wilson Martins e Sílvio Mendes

Segundo a Justiça Eleitoral, Wilson Martins teve 725.563 votos, o equivalente a 46,37% dos votos válidos. Sílvio Mendes teve 470.660 votos, ou 30,08%.

PESQUISA DA TV CIDADE VERDE DAVA AMPLA VANTAGEM PARA SÍLVIO MENDES:

Grupos mais eufóricos ligados ao Palácio de Karnak estão usando essa remontada de 2010 como exemplo para este ano. No entanto, Rafael Fonteles, candidato do PT virou o ano com vantagem sobre Sílvio Mendes. A última pesquisa do Instituto Estimativa coloca Rafael com 26,95% das intenções de voto, enquanto Silvio vem em segundo com 15%. Gessy Fonseca vem em terceiro, com 3,95%, e Washington Bonfim (Cidadania) tem 2,6%. Não sabe/não opina 26,75%, Nenhum 21,7% e nulo ou branco 3,05%.

LEIA MAIS: 1ª pesquisa oficial de 2022 tem Rafael Fonteles 11 pontos na frente de Sílvio Mendes

Na sondagem espontânea, o secretário da Fazenda e ex-coordenador do PRO-Piauí também se mantém na frente com 8,95% dos votos, seguido por Silvio Mendes com 3,1%, Wellington Dias 2,25%, Ciro Nogueira 1,25%, Iracema Portela 1%, Gessy Fonseca 0,85% e Margarete Coelho com 0,05%. Não sabe/não opina tem 64,35%; nenhum 17,15% e branco ou nulo 0,75%.

Em 2010, com o Governo na mão, Wilson Martins conseguiu superar Sílvio Mendes e foi eleito governador. Desta vez, Rafael vem melhor posicionado e já está 11 pontos à frente de Sílvio, de acordo com a pesquisa Estimativa.

“Em 2010 com a máquina na mão, Wilson Martins virou o ano com 10% das intenções de votos. Rafael já virou foi com 26%. Se seguir nessa pegada tem chances de vencer ainda no primeiro turno. Essa eleição do Wilson é uma boa referência”, disse um petista que pediu para não ser identificado.

Nas eleições deste ano, Wilson Martins está ao lado de Rafael Fonteles e vai disputar uma cadeira na Câmara Federal pelo PT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo