Uma adolescente identificada como Daniele dos Santos Ribeiro, de 17 anos, morreu no final da tarde de domingo, 17 de abril, em decorrência de complicações de uma dengue hemorrágica no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.
Daniele era estudante da escola Deputado Pinheiro Machado. Ela deixa esposo e uma filha de 1 ano e 7 meses.
O velório aconteceu na cidade de Cocal, na casa de seus familiares. Logo em seguida, o corpo foi levado para o município de Miguel Alves, a sua terra natal, onde foi realizado o sepultamento.
O prefeito Nonatinho do Sindicato informou que desde o início desse mês que equipes vem intensificando os trabalhos para ampliar o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue em Cocal.
“O município já passou por uma epidemia de dengue alarmante e para evitar que esse cenário se repita será tomada atitudes mais radicais. As pessoas e os donos de terrenos que não estiverem cooperando com as ações de combate à dengue serão notificadas e, caso isto não seja o suficiente, serão multados conforme a Lei”, alerta o gestor.
O Piauí registrou um aumento de 500% nos casos de dengue nos três primeiros meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Amélia Costa, no programa Diálogo Franco, da TV Jornal. Segundo a coordenadora, os casos de Chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tiveram um aumento de 3000%.
No momento, os cinco municípios piauienses que apresentam a maior incidência de casos de casos são Santa Filomena, Curimatá, São Pedro do Piauí, Piracuruca, Campo Maior e Teresina.