Notícias

Greve do INSS chega ao 37º dia e 42 mil pedidos estão parados no Piauí

Servidores fizeram manifestação na manhã desta quinta-feira (28) na Praça Rio Branco, Centro de Teresina.

Mais de 42 mil pedidos de benefícios estão parados no INSS do Piauí devido a paralisação dos servidores do órgão. A greve que completa 37 dias não tem data para acabar. Os grevistas realizaram nesta quinta (28) uma manifestação para na praça Rio Branco

A categoria reivindica reajuste salarial e mais servidores. A assistente social do INSS, Ariane Duarte diz que o órgão está sofrendo sucateamento e precarização grave, se tornando inviável o trabalho dos servidores além de tornar muito difícil a situação daqueles que tentam ter acesso aos seus direitos previdenciários.

“Estamos denunciando e dando visibilidade aos problemas do INSS. Falta servidores e estamos a cinco anos sem reajuste no salarial”, disse.

O trabalhador rural Claudemar Batista, fez uma cirurgia na coluna e está sem condições de trabalhar e sem receber o auxílio. O homem veio de Inhuma para Teresina pela terceira vez para tentar fazer uma perícia médica e não conseguiu. “Estou há 16 meses sem receber nada e só de passagem gastei R$ 200 e não vou ser atendido”.

Também a espera de atendimento no INSS do Centro Teresina, a advogada Camila Coelho estava acompanhando as irmãs idosas que tentam um benefício e disse que conseguir uma perícia médica é como ganhar na loteria “Há pessoas que conseguem arriscar, as que morar na capital que vem todo dia, mas quem mora no interior é complicado. Não tem como ter a certeza que o periciando vai ser atendido”.

No país são mais de 2 milhões de requerimento representados e o tempo médio de espera é de 113 dias.

No Piauí, a greve foi decidida durante uma assembleia geral, realizada no dia 17 de março, pelo Sintsprev-PI. Entre as reivindicações, estão o reajuste salarial de 19,9%, o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa, a revogação da PEC do Teto dos Gastos e a promoção de concursos públicos para técnico de seguro social, pois há um déficit de servidores, contribuindo para as filas longas.

Fonte: portalclubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo