Estudantes que pretendem seguir a carreira de psicólogos em Teresina já podem comemorar a aprovação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para oferecer o curso de bacharelado na área, no Campus Ministro Petrônio Portella. A expectativa é que em 2023 a universidade receba ingresso dos primeiros alunos selecionados via SISU. Serão ofertadas 40 vagas por período letivo. O curso é vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE).
O estudante Jadno Lima contou que, no ano de 2017, estava cursando Jornalismo e decidiu mudar para Psicologia, mas que devido apenas a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) oferecer o curso em Teresina e ter somente uma turma por ano, teve que ir cursar em Parnaíba.
“Eu fazia o curso de Jornalismo na UFPI em Teresina e não estava satisfeito. Resolvi tentar psicologia, porém a Uespi só abre no Sisu do começo do ano, e eu não queria fazer Enem de novo. Optei por, no Sisu do meio do ano, tentar vaga para Psicologia na UFPI de Parnaíba, e por isso fui para lá. Com certeza, se já tivesse Psicologia na UFPI aqui em Teresina, eu teria colocado para cá”, comentou Jadno.
A aprovação do curso de Psicologia da UFPI se deu após uma visita técnica, feita nos dias 18 e 19 de abril por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação atribuiu ao novo curso conceito 4,21 em uma escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A universidade aguarda o anúncio oficial da aprovação no Diário Oficial da União.
MEC fará nova avaliação do curso após autorização
Segundo a pesquisadora institucional junto ao MEC e coordenadora de Avaliação e Estatística da UFPI, Edna Magalhães, após a fase de autorização o curso será avaliado novamente na etapa de reconhecimento. “Nós vamos trabalhar para ampliar a nossa capacidade de oferta, ter uma estrutura de qualidade para na época do reconhecimento estarmos funcionando plenamente”, explicou.
O corpo docente do curso será formado por 19 professores, sendo 18 doutores e 1 mestre, e recebeu nota 5 no quesito na avaliação do INEP. De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, o quadro de professores será ampliado posteriormente, com a abertura de novos concursos. “Estão assegurados os códigos de vaga para professores e garantidas as condições para abertura e funcionamento do curso”, completou.
Fonte: portalclubenews.com