Justiça tira do ar página fake ligada ao grupo de Sílvio Mendes
O juiz Marcelo Leonardo Barros Pio deu 48 horas para o Facebook Serviços Online do Brasil LTDA identificar os responsáveis e notificá-los
O juiz Marcelo Leonardo Barros Pio decidiu pela retirada do ar da página fake ‘Pior Pro Piauí’. A página possui perfis ativos no Facebook e Instagram e atua como espaço para depreciar e denegrir a imagem do ex-governador Wellington Dias e do pré-candidato ao Governo, Rafael Fonteles.
A ação foi protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão é desta segunda-feira (09). De acordo com informações repassadas ao El Piauí, a página teria ligações com o grupo político de Sílvio Mendes, Ciro Nogueira e Bolsonaro.
De acordo com a ação, a página no dia 08 de março publicou uma charge animada, no qual insinua que Wellington Dias e Rafael Fonteles estariam comprando pesquisas falsas através de recurso de empréstimos.
No vídeo em questão aparece ainda a imagem de Silvio Mendes e a informação “Silvio 34,5% líder das pesquisas”, utilizando-se da #foraptralhas, #foraWD #tchauptralhas #tchaupt.
A página insinuou também a compra de votos pelo PT. Em publicação no dia 28 de fevereiro de 2022, foi reproduzida uma cena de filme, dublada com a seguinte mensagem: “Não se preocupe, vamos comprar todas as pesquisas. O povo vai votar no PT. E não vamos perder essa boquinha não”.
E continua: “O PT tá atrás em todas as pesquisas. Vão perder”. Na ação, o PT cita ainda pelo menos outras sete publicações com o mesmo conteúdo.
“Desta feita, as expressões injuriosas utilizadas nas postagens impugnadas, ultrapassam do direito de opinião ou sátira. Com efeito, a conotação eleitoral negativa empregada nas postagens, unida às expressões injuriosas, configuram-se em propaganda eleitoral negativa, atraindo a incidência da legislação eleitoral”, diz trecho da decisão.
Marcelo Leonardo Barros Pio deu 48 horas para o Facebook Serviços Online do Brasil LTDA identificar os responsáveis e notificá-los.
LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA DECISÃO:
0600115-93.2022.6.18.0000-Pagina-Fake-1