Vereadores aprovam criação de dois novos Conselhos Tutelares
Com a implantação dos dois novos conselhos, 10 suplentes eleitos em 2019 serão convocados para atuar, cinco em cada uma das novas sedes
A Câmara Municipal de Teresina aprovou, por unanimidade, a criação de mais dois Conselhos Tutelares na capital. O projeto foi aprovado em duas votações, que ocorreram em sessão na manhã desta terça-feira (17), no plenário da Casa.
Os dois novos conselhos serão implantados nas zonas Leste e Sul. As duas regiões contam com uma grande extensão territorial e são consideradas sensíveis em termos de números de atendimentos. Com isso, Teresina passa a ter sete Conselhos Tutelares.
Um grupo de conselheiros acompanhou a votação na manhã de hoje no plenário da Câmara Municipal. Eles comemoraram a aprovação.
“Nós só temos a ganhar com a implantação de mais dois conselhos tutelares, assim se farão sete conselhos, pois já temos cinco. Um será na zona Leste e outro na zona Sul. Para nós, é um dia de vitória”, destacou a conselheira Lilian Carvalho.
Com a implantação dos dois novos conselhos, 10 suplentes eleitos em 2019 serão convocados para atuar, cinco em cada uma das novas sedes.
O líder do prefeito na Câmara, o vereador Enzo Samuel (PDT), explicou que o projeto é de autoria da própria Prefeitura de Teresina e tramitou em caráter de urgência.
O parlamentar avaliou que a capital ainda não contemplou o número ideal de conselhos para o número da população. Mas, acrescentou que a criação de duas novas sedes é um grande avanço.
“Segundo as regras do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é preciso ter um conselho a cada 100 mil habitantes. Teresina era para ter oito e hoje estamos avançando de cinco para sete, um na Sul e outro na Leste. Adotamos o critério das regiões que tem mais demandas. Quem vai ganhar é o povo, a família e as crianças, que terão mais dois instrumentos de proteção, dos casos mais abusados àqueles mais simples”, disse.
Após ser aprovada, a matéria segue para sanção do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).